Vídeos Fotos Notícias

30/12/2012 - 16:24:02

PANORÂMICA

Um ano de muito trabalho e grandes novidades

Presidente da ADPF fala das metas de trabalho para 2013

  • Revista Prisma
  • Da Redação

   

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, sintetiza em uma frase como será o ano de 2013 na Associação: “Muito trabalho e grandes novidades”. A seguir, o dirigente pontua as principais inovações:
 
|CENTRAL DE ATENDIMENTO.
“Dentro da missão, que é servir os delegados federais associados, com serviços e benefícios assistenciais e atuando na defesa dos direitos e prerrogativas da classe, a ADPF lançará uma central de atendimento 0800 para que o associado possa esclarecer dúvidas, obter informações e fazer críticas e sugestões.”

|NOVO SITE.
“O site da ADPF está sendo reformulado. Em 2013, ele terá o formato de um portal onde o associado além de poder se informar sobre assuntos da ADPF, terá acesso a uma série de serviços online, e poderá se conectar com todos os delegados do Brasil por meio de uma rede social corporativa. Neste ambiente, o associado terá acesso ainda a um canal de educação à distância, o EADelta, com diversos cursos, palestras e seminários.”
 
|CALENDÁRIO DE EVENTOS. “Dentro de sua preocupação constante com a formação e capacitação da categoria, que agrega os dirigentes da Polícia Federal, a ADPF está organizando um calendário de eventos em todas as regiões do País. A ideia é fazer com que todos os associados, e não apenas os que estão lotados nas capitais, possam participar e estar mais próximos da Associação.”


 “A ADPF realizará uma série de seminários para discutir a prevenção e a repressão aos crimes transfronteiriços. A ADPF realizará ainda, ao longo de 2013, encontros com as delegadas e, novamente, com os aposentados. Em março, em Goiânia/GO, está prevista a realização de encontro com os delegados da região Centro-Oeste.”


“Ao longo de 2013, a ADPF dará início à organização do VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, previsto para ocorrer em 2014. Os associados serão chamados a opinar sobre a data, local, temática e metodologia do evento.”
 
|SEMINÁRIOS E CONGRESSOS. “Em conjunto com a Diretoria Regional da Paraíba, a ADPF realizará o II Seminário de Direito Penal e Processual Penal. O primeiro evento foi um sucesso reunindo um público médio de 500 pessoas em cada dia. Em paralelo com a reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), realizará o encontro dos delegados da região Sul, em Livramento/RS. No início do ano, em São Paulo, realizará o encontro dos delegados federais da região Sudeste e dos diretores regionais da ADPF. A ocasião será de avaliação do que já foi feito na gestão e de planejamento dos próximos passos.”
 
|NOVOS PROJETOS. “Para 2013, também está previsto o desenvolvimento de três novos projetos pilotos. O primeiro trata-se de disponibilizar, na Capital Federal, apartamentos de trânsito e serviço de transfer para acolher os associados em missão na cidade. O segundo vai dinamizar a gestão financeira das Diretorias Regionais, com a implantação de serviços bancários eletrônicos. O projeto, que será testado inicialmente no Distrito Federal e na Paraíba, eliminará a emissão de cheques e outros documentos e tornará mais ágil essas rotinas. Já no Rio Grande do Sul, terá início o modelo de repasse desconcentrado. As delegacias descentralizadas desse estado, com representantes da ADPF eleitos, poderão receber repasses financeiros diretos da Nacional.”


|VOTAÇÃO ELETRÔNICA. “Em 2013, a ADPF aprovará junto aos associados a regulamentação da votação eletrônica e intensificará as reuniões por meio de videoconferência. A campanha de valorização do Delegado de Polícia Federal terá continuidade, com o objetivo de firmar a categoria como primeira garantidora dos direitos do cidadão, num trabalho intenso de combate à corrupção. Dentro dessa meta, a ADPF intensificará o trabalho nas redes sociais, com campanhas e promoções no Facebook.”
 
|RELAÇÃO INSTITUCIONAL. “A Associação também dará continuidade a sua forte atuação institucional. Inserida no contexto do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) discutirá a regulamentação da política salarial, da negociação coletiva anual e do direito de greve. Em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) realizará uma série de eventos para debater o poder de realizar investigações criminais. Dentro do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) vai continuar discutindo a modernização do inquérito policial e a autonomia da investigação policial. Esse debate deve ser intensificado com a realização da 2ª Conferência Nacional de Segurança Pública, prevista para ser realizada em 2013.”

|PARLAMENTAR E JURÍDICO. “A ADPF continuará, em 2013, com seu trabalho sistemático de acompanhamento parlamentar, junto ao Congresso Nacional, e jurídico, sobretudo no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). Essas duas vertentes de atuação são primordiais na defesa dos interesses da categoria.”

|NOVOS DELEGADOS. “Por último, mas igualmente importante, tão logo seja solucionado o impasse do concurso público para a seleção de novos delegados, a ADPF dará início ao projeto “Novos Delegados”. O objetivo é fazer a acolhida dos futuros delegados desde o seu ingresso na Academia Nacional de Polícia. A ideia é que já neste primeiro momento tenha início o relacionamento do futuro delegado com a principal entidade de classe da categoria. E com todas as ações desenvolvidas pela ADPF, a meta é que essa relação perdure durante todas as etapas de  sua vida como Delegado de Polícia Federal.”


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069