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31/12/2012 - 15:43:11

MEDIA TRAINING

Para falar com a Imprensa

De acordo com especialista, quem ocupa um cargo público precisa dialogar com os meios de comunicação, pois o público tem direito à informação: faz parte do jogo democrático

  • Vanessa Negrini

   

Delegados federais participaram, em Brasília-DF, de palestra com um dos principais nomes do país em media training e gestão de crise em Comunicação. O professor João José Forni falou sobre os impasses e os desafios na capacitação das fontes e explicou aos participantes sobre porque é tão importante falar com a imprensa.

O especialista enfatizou que a maioria das pessoas não possui competência comunicativa, mas que, no caso de pessoas que ocupam cargos públicos e devem prestar contas à sociedade, é imprescindível desenvolver essa habilidade. O media training é um treinamento específico que ajudará os delegados a dialogarem melhor com a imprensa, contribuindo para o fortalecimento da imagem institucional da própria Polícia Federal.

Forni revelou que um equívoco comum de gestores de organizações é achar que fala com a imprensa “quando” e “se” quiser. “Se você está num cargo público precisa falar. Isso faz parte do jogo democrático; o público tem direito à informação”, defendeu.

O professor ressaltou que a imprensa hoje cumpre um importante papel de “vigilância” sobre as ações do Estado, dentro do conceito norte-americano de “watchdog role”. Ou seja, o jornalista é o “cão de guarda” das instituições. Por isso, é importante as organizações públicas prepararem seus gestores para essa tarefa.

Além do dever de transparência e publicidade, inerentes ao serviço público, Forni enfatizou outra nuance. “Os acontecimento sociais, políticos e econômicos dependem de visibilidade para existir”, falou explicando que o que não sai na imprensa, não é noticiado, não deixa registro e, para todos os efeitos, é como se não tivesse existido. Nesse sentido, o professor destacou que grande parte do que vai para o jornal é de responsabilidade de “fontes competentes”.

O professor Forni desmistificou o mito da autonomia sobre as pautas. No dia a dia das redações, muitas vezes o editor é “arrastado” pelos acontecimentos e prevalecem os assuntos “plantados” por grupos de interesses que possuem competência e força para criar fatos e acontecimentos que obrigatoriamente serão cobertos.

Ter uma boa visibilidade na imprensa ajuda na construção da reputação de pessoas e organizações. Dessa forma, é preciso investir na capacitação das fontes para que a organização amplie suas chances de uma boa repercussão.

Para Forni, os delegados devem investir em um bom media training, em virtude das peculiaridades do cargo que ocupam. “Você precisa se preparar, pois pode ser chamado a falar a qualquer instante e, em geral, será em momento de crise”, afirmou.

O evento foi mais uma iniciativa da Diretoria Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal no Distrito Federal (ADPF/DF).

|PRÓXIMAS ETAPAS. O diretor de Comunicação da ADPF, Cláudio Tusco, destacou que a Associação irá identificar nos Estados grupos de interessados para promover o treinamento.
A ADPF defende que o media training seja incorporado desde a formação inicial da categoria na Academia. Muitos delegados tomam posse e são designados para chefiar unidades do interior, sendo a única autoridade local responsável pelo contato com a imprensa. Muitos aprendem na prática, com erros e acertos, a como lidar com essa tarefa.


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