Vídeos Fotos Notícias

31/12/2012 - 15:59:13

ENTREVISTA

"A Polícia Federal não pode ser uma instituição de governos, pois governos passam, mas o Brasil fica"

Senador Randolfe Rodrigues, vencedor da categoria ?Combate ao Crime Organizado?, do prêmio Congresso em Foco, fala sobre sua proposta que cria o Delegado-Geral Federal

  • Revista Prisma
  • Aline Shayuri

   

|No prêmio Congresso em Foco de 2012, o senhor foi o vencedor na categoria “Combate ao Crime Organizado”, patrocinada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. O que representa essa premiação?
Honrado por ser uma premiação de uma instituição que orgulha todos nós brasileiros. A Polícia Federal às vezes tão vilipendiada com tentativa de dividir a instituição, sem o reconhecimento que ela deveria ter pelo papel republicano que cumpre de combate à corrupção, de colocar na cadeia quem merece estar na cadeia. Que não é aquele que furta a galinha para sobreviver, mas aquele que furta e rouba os ovos de ouro do patrimônio público, que deveria servir para melhorar coletivamente a vida das pessoas.

|Em sua opinião, qual a importância da criação dessa nova categoria “Combate ao Crime Organizado”?
Fundamental porque diagnosticamos que o que alimenta as principais quadrilhas do crime organizado no Brasil é a política. O que descobrimos na Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga os negócios do senhor Carlos Cachoeira, é que ele é uma parte de um todo que é uma organização criminosa muito mais poderosa. Nós não teríamos conhecimento se não tivesse tido, mais uma vez, o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Essa categoria tem que ser permanente, porque tem que se cobrar dos parlamentares permanentemente ações e atitudes de combate ao crime organizado e ações e atitudes e iniciativas legislativas que modifiquem a legislação que hoje acaba beneficiando o crime organizado. Enquanto houver financiamento privado de campanha, por exemplo, continuará tendo a apropriação de coisa pública por parte de quadrilhas que se organizam para dilapidar e se apropriar do patrimônio público.
|Qual a importância do prêmio Congresso em Foco?
Nós, parlamentares, somos a expressão da representação popular. O cidadão tem que acompanhar, cobrar, fiscalizar cada ato nosso. Quanto mais nós tivermos isso, mais democrática será a nossa sociedade. O Congresso em Foco em si cumpre esse papel, denunciando os erros do parlamento, denunciando os excessos parlamentares, mas, ao mesmo tempo, com prêmios como esse, reconhecendo a boa atuação parlamentar, que não é só exceção. Vimos vários colegas premiados e que têm se destacado pelas atuações republicanas. Oxalá, a gente consiga transformar o que pode parecer exceção em regra no parlamento brasileiro.
|No que consiste a sua proposta que cria a figura do Delegado-Geral Federal?
Primeiro temos que reconhecer o papel da Polícia Federal e para isso temos que afastar qualquer tentativa de tentar dividir a instituição. A Polícia Federal é uma só, não existe uma Polícia Federal para os delegados e outra para os agentes. É uma única instituição republicana. A Proposta de Emenda Constitucional é para reconhecer o papel dos Delegados de Polícia Federal e, mais do que isso, garantir, por exemplo, que a Polícia Federal seja uma instituição do Estado brasileiro e não uma instituição de governos, porque governos passam, o Brasil, o Estado Nacional, fica. O objetivo maior da PEC é esse.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069