Vídeos Fotos Notícias

30/09/2012 - 09:48:38

PF EM AÇÃO

Confira a atuação da Polícia Federal no último trimestre

  • Revista Prisma
  • Comunicação Social da Polícia Federal


Minas Gerais
Operação Odin
A Polícia Federal deflagrou operação para combater quadrilha que desviava recursos públicos da cidade de Coração de Jesus/MG. A operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão.As investigações apuraram que obras públicas contratadas pelo município junto a empresas particulares, mediante licitações fraudadas, estavam sendo executadas por maquinário e trabalhadores pagos pelo poder público do município de Coração de Jesus.Apontaram, também, para a existência de fraude na concessão e saque de verbas destinadas ao pagamento de Tratamento Fora de Domicílio-TFD. Os benefícios desta espécie eram criados pelos fraudadores de forma fictícia em nome de terceiros e sacados em proveito próprio. A Justiça determinou que fossem colocadas tornozeleiras de monitoração eletrônica nos investigados, prefeito,secretário de Transporte, ex-secretário de Saúde e contador do município de Coração de Jesus.
São Paulo
Diretor do Google no Brasil é preso
O diretor-geral do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho,foi detido por policiais federais em São Paulo. A detenção ocorreu após a empresa negar o cumprimento de decisões judiciais que determinam a retirada de vídeos do YouTube que acusam Alcides Bernal (PP), um dos candidatos a prefeito de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, de ser suspeito de praticar crimes. A prisão foi determinada pelo juiz Flávio Saad Perón, da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande.
Espírito Santo
Operação Peculatus
Policiais federais prenderam em flagrante um caçador de animais silvestres,morador de Vila Valério/ES, no momento em que se encontrava no interior da Reserva Biológica de Sooretama/ES com petrechos para caça, dentre os quais uma espingarda calibre 36 e cartuchos não deflagrados. Por se tratar de crime inafiançável, o preso foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de São Mateus/ES.
Mato Grosso do Sul
Operação sentinela
A PF encontrou um passageiro de ônibus com 69 cápsulas contendo cocaína.O homem confessou que recebeu as cápsulas na Bolívia e seria entregue a um desconhecido na rodoviária de Campo Grande.
Mato Grosso
Maconha Apreendida
A Polícia Federal realizou duas apreensões de drogas que totalizaram mais 60 kg de maconha em ônibus interestaduais. A droga seria enviada para Cuiabá/MT. Quatro pessoas foram presas.
Mato Grosso do Sul
Operação Sentinela
A PF encontrou um passageiro de ônibus com 69 cápsulas contendo cocaína.O homem confessou que recebeu as cápsulas na Bolívia e seria entregue a um desconhecido na rodoviária de Campo Grande.
Distrito Federal
Sonegação Fiscal
A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram em regime de força tarefa,dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do DF, contra empresas do ramo alimentício, nas residências de seus sócios. As empresas tornaram-se alvo da ação policial e da fiscalização pela suspeita de serem compostas por sócios “laranjas” com o objetivo de ludibriar o Fisco. A sonegação de tributos chega a R$ 100 milhões somente nos últimos cinco anos. Os responsáveis poderão responder por crimes contra ordem tributária, formação de quadrilha e uso de documento falso cujas penas somadas chegam a 14 anos de prisão. Participaram da operação 40 policiais federais e 25 auditores fiscais.
Rio de Janeiro
Operação Arreica
A PF deu cumprimento a 34 mandados de busca e apreensão com o objetivo de recolher provas e produtos de crimes como peculato,captação de voto ilegal, fraude eleitoral, fraude em licitação e formação de quadrilha. Os investigados são, vereadores e prefeitos, dentre outros. A PF atuou com 133 policiais. Segundo o delegado da Delegacia de Polícia Federal de Macaé, RJ, responsável pelas apreensões na região, Elias Escobar, a operação tem o  objetivo de desarticular a organização criminosa que vem dilapidando os cofres públicos.
Goiás
Operação Ceres
A Polícia Federal deflagrou operação para apurar a autoria de crimes ambientais, contrabando,estelionato e falsificação de material. Duas pessoas foram presas e foi apreendida grande quantidade de insumos agrícolas e agrotóxicos contrabandeados,além de embalagens plásticas,rótulos e caixas pré-fabricadas em um galpão da capital do Estado. A maioria do material era de marcas conhecidas, que seriam  falsificadas.
Sergipe
Adolescente com droga
A Polícia Federal apreendeu 10 kg de maconha próximo ao município de Cristinápolis/SE. O entorpecente era transportado por uma adolescente de 15 anos de idade. A droga estava guardada em duas mochilas que se encontravam no bagageiro externo de um ônibus proveniente do Estado de São Paulo. Ao ser abordada, a adolescente apresentou uma identidade falsa, declarando ter 18 anos de idade. Segundo ela, a droga seria entregue para revenda na capital sergipana, não declarando, porém, seu destinatário.
Alagoas
Compra de votos
A PF prendeu em flagrante por compra de votos um candidato a vereador do município de Palmeira dos Índios. Na casa do candidato,foram encontrados centenas de cadastros com nomes de eleitores, além de documentos timbrados da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios. O eleitor recebia a promessa de uma casa do programa “Minha casa, minha vida”. O Código Eleitoral prevê uma pena de até 4 anos.
Pernambuco
Operação Tesoura
A PF prendeu 12 pessoas suspeitas de participar de diversos crimes em toda Região Nordeste, utilizando uniformes da PF e da Polícia Militar. A ação contou com a participação de 80 policiais civis e militares. Os membros da quadrilha deverão responder por assalto à mão armada,porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, formação de quadrilha armada, sequestro,utilização indevida da marca,extorsão e roubo.
Piauí
Em alto mar
A Polícia Federal prendeu em flagrante dois italianos, um português e dois brasileiros,todos integrantes de uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas,com aproximadamente 270 kg de cocaína. Os policiais abordaram uma embarcação em alto mar e encontraram a droga escondida em seu interior. Essa é a maior apreensão de cocaína já realizada pela PF no Estado do Piauí.
Rio Grande do Norte
Cocaína para Lisboa
A Polícia Federal prendeu em flagrante, no aeroporto internacional Augusto Severo, em Natal, uma dona de casa africana, de 41 anos, que levava 2,56 quilos de cocaína na bagagem. Ela embarcaria em um voo para Lisboa. A droga foi identificada por meio de raio X na mala da traficante.
Bahia
Operação Distrito 707
A PF prendeu em flagrante três pessoas portando mais de 30 cartões de crédito desviados dos Correios. O grupo criminoso realizava contatos com os titulares dos cartões e com os bancos e conseguia desbloquear os cartões desviados, realizando então saques em caixas eletrônicos. No local, foram apreendidos vários cartões de crédito, dinheiro em espécie,correspondências bancárias,computador e uma moto.
Maranhão
Operação Allien
A prefeita da cidade de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís (MA),foi presa acusada de desvio de recursos públicos. Bia Venâncio, será monitorada por tornozeleira eletrônica,por determinação do Tribunal Regional Federal. Além da prefeita, outras 18 pessoas foram presas. A fraude de licitações ocorria por meio de empresas fantasmas e da falsificação de documentos.Foram desviados R$ 15 milhões do Fundeb e do Pnate (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar).
Paraíba
Operação Vivenda
A PF realizou operação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso liderado por candidato (I.L.) ao cargo de vereador de João Pessoa,nas eleições municipais deste ano. Foi descoberta a montagem de uma estrutura criminosa para oferecimento de casas em troca de votos para o candidato a vereador durante o pleito municipal na capital paraibana. Aproximadamente seis mil pessoas na capital da Paraíba estavam cadastradas esperando suas casas em troca de seus votos.
Ceará
Operação Minotauro
A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha de tráfico internacional de drogas,comandada por políticos do interior do Ceará. Foram cumpridos 16 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão.Sete mandados foram expedidos contra candidatos a cargos na eleição municipal.Entre os presos estava uma candidata a prefeita de Cariús, Natália Ferreira Gomes (PHS), município do alto sertão cearense, e o marido dela,que é candidato a vereador na mesma cidade.
Amapá
Cocaína na balsa
A Polícia Federal no Amapá prendeu um homem que carregava 5 kg de pastabase de cocaína. O homem foi abordado primeiramente pelos agentes quando desembarcou em Belém, em um voo vindo de Manaus, mas não foi encontrado o entorpecente. Depois, ele tomou a balsa para Macapá/AP, e ao desembarcar no Porto do Grego em Santana/AP, foi novamente abordado por policiais federais e preso em flagrante com a droga. O acusado será indiciado e pode pegar pena de até 15 anos de reclusão.
Pará
Cão farejador localiza droga
A Polícia Federal prendeu no Aeroporto Internacional de Belém uma mulher que transportava cerca de 15 quilos de cocaína. A passageira desembarcava na capital do Pará em um voo oriundo de Manaus/AM e disse aos policiais que teria sido contratada na capital amazonense para transportar a droga até Belém. A ação é uma das fiscalizações de rotina em voos provenientes de Manaus, Porto Velho/RO e Cruzeiro do Sul/AC. A droga foi encontrada com o auxílio de um cão farejador.
Tocantins
Revista livre de confisco irregular
A Polícia Federal evitou a apreensão irregular de 2.700 exemplares da revista Veja, edição número 2.184, contendo reportagem acerca das investigações que mostram as ligações do governador do Tocantins com quadrilhas acusadas de levar fortunas dos cofres púbicos.O caminhão carregado com os exemplares da revista teve que deixar o aeroporto com destino a um depósito local,escoltado por um carro da Polícia Federal, para poder chegar às mãos do leitor.
Rondônia
Candidato preso
A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo da 21ª Zona Eleitoral em desfavor a um candidato a vereador, como garantia do processo eleitoral livre, equilibrado e sem vícios.O candidato já havia sido presoe indiciado pela PF acusado do crime de corrupção eleitoral e colocado em liberdade provisória tendo em vista o pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial.
Amazonas
Tráfico internacional
A PF apreendeu 180 quilos de cocaína que eram transportados num barco pesqueiro pelo Rio Solimões, nas proximidades do município de Anori/AM.Três brasileiros foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas, pois a droga apreendida cruzou a fronteira para chegar a Manaus.
Acre
Operação Joinville
Cerca de 200 policiais federais cumpriram 51 mandados de prisão e de apreensão de bens e material probatório, relacionados ao tráfico interestadual de drogas com base no Estado do Acre e ramificações nos Estados de Rondônia, Pará, Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Os traficantes se utilizavam de uma empresa agropecuária de fachada e de uma fábrica de móveis para acobertar as operações legais.Negociadas as drogas em outros estados, retornavam com veículos,que eram utilizados como parte do pagamento pelos intermediários.O dinheiro arrecadado era trocado por dólares no mercado local para a aquisição de mais cocaína. Trata-se de uma das ações de maior vulto já desencadeadas no estado do Acre.
Roraima
Operação Xawara
A Polícia Federal deflagrou operação com objetivo de reprimir o garimpo ilegal na terra indígena Yanomami em Roraima. A extração de ouro ocorria nos leitos dos rios por meio do bombeamento do material do fundo para a superfície de grandes balsas ou pela lavra em barrancos causando forte impacto ambiental. No decorrer das investigações foram identificados cinco grupos criminosos que atuavam para manter o garimpo ilegal, sendo eles formados por aviadores, empresários ligados ao ramo de joalheria e proprietários de balsas e motores para a extração do ouro. Foram cumpridos 33 mandados de prisão temporária, apreendidos 11 aviões, 12 veículos, além de ouro, pedras e metais preciosos.
Santa Catarina
Apreensão de crack
A Polícia Federal prendeu dois traficantes que transportavam 15 pacotes de crack na cidade de Criciúma. A droga estava acondicionada no fundo falso de um veiculo com placas do Paraguai, era procedente da cidade paraguaia de Ciudad Del Este e, segundo informações,seria comercializada em Joinville/SC e Florianópolis/SC.Os traficantes foram autuados por tráfico internacional.
Rio Grande do Sul
Operação Ibéria
A Polícia Federal, juntamente à Brigada Militar, prendeu um homem, de 33 anos, investigado pelo roubo a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, em Feliz, no dia 31 de julho, com A utilização de explosivos. No momento da abordagem, o preso foi  flagrado portando uma pistola de uso restrito, colete a prova de balas, documento falso,  diversos celulares e cerca de 20 chips de telefone. Ele foi condenado pela Justiça a mais de 60 anos de prisão e já teria atuado com o grupo suspeito do assassinato de um Capitão da Brigada Militar. Além disso, ele também é suspeito de ter roubado outros bancos no
estado, com utilização de explosivos.
Paraná
Operação Iguaçu

Três pessoas foram presas em flagrante, em Curitiba, suspeitas de crime ambiental, despejando esgoto de um caminhão limpafossas às margens do Rio Belém.A PF divulgou imagens que comprovariam que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a principal poluidora do Rio Iguaçu. A empresa dona do caminhão apreendido mantinha,conforme a polícia, contrato com a Sanepar, para destinar os dejetos recolhidos durante o dia. De acordo com a polícia,ligações clandestinas de esgoto,construídas pela própria Sanepar,jogam os dejetos sem tratamento diretamente no rio.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069