Vídeos Fotos Notícias

30/09/2012 - 10:57:45

EDITORIAL

O combate à corrupção

  • Revista Prisma
  • Marcos Leôncio Sousa Ribeiro/Presidente da ADPF

   

O enfrentamento à patologia da corrupção deve conter um conjunto de atributos administrativos, cíveis e criminais que façam frente ao desafio. As operações da Polícia Federal do Brasil possuem o mérito de expor a corrupção como nunca foi feito no País, dando visibilidade a um problema que antes ficava longe da mídia e dos olhos da sociedade. A partir do momento em que é vista, sentida e sofrida, a corrupção pode ser estudada, analisada, compreendida e, por consequência, enfrentada com mais ímpeto.

A Polícia Federal do Brasil relevou ao país a corrupção como de fato ela é: capaz de ofender a dignidade humana, algo que precisa ser prevenido. Mas essa não é uma batalha que se lute com uma única arma. Os delegados da Polícia Federal não almejam para si o posto de Dom Quixote de La Mancha, numa luta heroica solitária. Os delegados da Polícia Federal sabem da importância do trabalho integrado no enfrentamento à lavagem de dinheiro e à corrupção e se ombreiam com a sociedade e com outras instituições e organizações no Brasil e no mundo que se dedicam à causa.

O Tratado de Mérida ou Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, de 2003, trata a corrupção como um fenômeno internacional intensificado pela globalização e prevê a cooperação e integração internacional entre os países no combate a esse mal. Desde então, a corrupção passou a ser julgada como crime que precisa ser combatido mundialmente. Entretanto, ainda há um longo caminho para a Polícia Federal brasileira chegar ao ideal proposto no Tratado de Mérida.

Para a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, o enfrentamento eficiente e eficaz passa, também, pela realização periódica e frequente de concurso público qualificado, o qual permita o ingresso e a formação de um quadro profissional com gestores firmes e investigadores competentes. E essa é uma necessidade urgente, porque a corrupção não lesa apenas os bolsos do cidadão. A corrupção rouba, sobretudo, os sonhos e a fé. Com o dinheiro desviado, sem acesso à saúde, educação, trabalho e moradia, as pessoas deixam de acreditar até mesmo na Democracia.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069