Vídeos Fotos Notícias

17/07/2013 - 10:19:28

OPERAÇÃO

Anatel e Polícia Federal fecham três provedores de internet em Vilhena, RO

Durante operação, policiais prenderam donos e equipamentos de transmissão. Procon diz que clientes têm direito de receber valor já pago à empresas.

  • G1
  • Jonatas Boni

   

Três provedores de internet via rádio foram fechados em Vilhena (RO) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Polícia Federal (PF), na terça-feira (16). Durante a operação, dois empresários foram presos. Um terceiro empresário não foi localizado. Equipamentos de transmissão e computadores usados pelas empresas foram apreendidos pelos policiais. De acordo com o delegado da PF, André Vieira, os provedores não tinham licença da Anatel para operar.

Segundo o delegado, no momento da apreensão, cerca de 500 clientes estavam conectados no sinal via rádio. “Mas ainda não dá pra dizer o total de assinantes que cada provedor possuía. Esse levantamento será feito durante as investigações”, esclarece Vieira que frisa que o material apreendido vai ser analisado pela perícia da Polícia Federal.

Ao G1, o delegado disse acreditar na possibilidade de existirem outros provedores de internet via rádio de forma clandestina na cidade. Atualmente, segundo Vieira, apenas quatro empresas do segmento são homologadas pela Anatel. A operação dos órgãos federais contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros. “Eles deram um suporte para que pudéssemos subir nas antenas e retirar os rádios transmissores”, explica.

Os dois empresários presos pela PF foram liberados após pagamento de fiança, mas vão responder o processo em liberdade. Segundo o delegado, o dono do provedor que não foi encontrado também será notificado.

Procurada, uma das empresas que tiveram os equipamentos recolhidos pela PF, informou que vai questionar a Anatel sobre a apreensão, pois alega estar dentro das normas exigidas. Segundo um funcionário do provedor, o sinal para os clientes deve ser reestabelecido nesta quarta-feira (17).  Os outros dois empresários não foram encontrados para falar sobre o assunto.

Segundo o diretor do Procon de Vilhena, Acácio Félix, os clientes destas empresas que se sentirem prejudicados, podem procurar o órgão de defesa do consumidor. “Se ele tiver pago por todo mês, o provedor será obrigado a devolver os valores proporcionais, isto é, valor correspondente aos dias em que não vai usar a internet”, explica.

Link:http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/07/anatel-e-policia-federal-fecham-tres-provedores-de-internet-em-vilhena-ro.html


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

Leia Mais

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069