Vídeos Fotos Notícias

31/07/2013 - 16:26:50

PF EM AÇÃO

Delegado detalha esquema de segurança do Papa no Brasil

Anderson Bichara foi um dos coordenadores do esquema de segurança do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude

  • Revista Prisma
  • Da Redação

   

“É prerrogativa da Polícia Federal a segurança dos chefes de Estado”, afirmou o delegado Anderson Bichara, da Polícia Federal, em entrevista ao portal Terra. Ele é um dos coordenadores do esquema de segurança do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Vindo de todo o país, 700 homens destacados pela PF foram os anjos da guarda mais próximos do papa Francisco, durante sua visita ao Brasil.

 

De acordo com o delegado, o esquema de segurança da Jornada Mundial da Juventude foi um trabalho em conjunto entre Forças Armadas, Forças de Segurança do Estado e órgãos municipais. “Cada um tem sua parte de responsabilidade. Mas o modelo de segurança que estamos usando é um passo à frente na segurança pública do País, já que reúne todas as informações de todas as forças no Centro Integrado de Comando e Controle”, afirmou.

 

Para evitar qualquer tipo de contratempo, uma equipe de policiais federais passou por dois treinamentos, de uma semana cada, com a segurança do Vaticano, em Roma, conhecendo os hábitos do pontífice.

 

O esquema de proteção e de segurança montado pelo governo federal para os dias de permanência do papa Francisco no Brasil envolveu 22 mil homens, entre militares das três Forças e agentes de segurança pública.

 

Também foram utilizados dois aviões, oito helicópteros e dois veículos aéreos não tripulados (Vants). Cerca de 3 milhões de pessoas, de mais de 190 países, compareceram nos eventos com a presença do pontífice.

 

Para complementar as ações integradas dos ministérios da Defesa e da Justiça, a Agência de Brasileira de Inteligência (Abin) monitorou os riscos e ameaças que pudessem colocar em perigo a segurança do papa e da população. Entre esses fatores estava os incidentes de trânsito, o crime organizado, organizações terroristas, movimentos reivindicatórios e grupos de pressão.

 

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069