Vídeos Fotos Notícias

31/07/2013 - 17:11:02

EVENTOS

Mérito Tiradentes

ADPF entrega homenagem a autoridades que se destacaram em prol da Polícia Federal

  • Revista Prisma
  • Da Redação

   

A Medalha do Mérito Tiradentes é a mais alta e significativa distinção com que a Associação Nacional dos Delegados de Polícia federal (ADPF) manifesta, ao agraciado, o seu reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados à Instituição e à classe policial em geral.

No último trimestre, a ADPF homenageou o senador Humberto Costa, relator do projeto que virou a Lei 12.830/13; o ex-diretor-geral da Polícia Federal, delegado federal Paulo Lacerda; o deputado federal Mendonça Prado e o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Novely Reis.

“Foi na gestão Paulo Lacerda que comecei a querer ser delegado. Foi pelas mãos de sua gestão que se consolidou uma Polícia Federal que enche os brasileiros de orgulho; uma imagem que perdura até os dias de hoje”, afirmou o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, na solenidade realizada em Brasília.

Lembrando já ter sido diretor da ADPF e ter ajudado a criar o Conselho de Ética, o delegado Paulo Lacerda destacou a importância do trabalho da Associação em defender causas de interesse de toda a instituição.

“Ao acompanhar ao longo dos anos a atuação da ADPF, verifico que, não raro, ela é acionada a se posicionar sobre as carências estruturais da Polícia Federal. São demandas importantes, as quais exigem enfrentamento em paralelo as atribuições rotineiras de natureza assistencial como também aos embates institucionais em nome da nossa classe”, afirmou Lacerda.

Também em Brasília, o desembargador Novely Reis recebeu a homenagem das mãos do diretor da ADPF, Sebastião Lessa. “O desembargador é merecedor da Medalha do Mérito Tiradentes por causa da sua atuação como magistrado, que sempre demonstrou presteza e segurança na entrega da tutela jurisdicional”, afirmou o delegado.

Em Pernambuco, a homenagem ao senador Humberto Costa contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Wilson Damázio, e do diretor regional da ADPF/PE, Daniel Silvestre.

“Fizemos questão de prestar esta homenagem ao senador Humberto Costa, não apenas por ele ter defendido o PLC-132/12, mas por estar colocando o seu mandato a  favor das boas causas, defendendo projetos que ajudam no bom funcionamento da corporação”, destacou o presidente da ADPF.

Em seu discurso, o senador enfatizou se sentir muito honrado em receber a homenagem. “Sei da importância da atividade de vocês para o nosso País e não poderia deixar de colocar o meu mandato à disposição. Podem contar comigo para avançar no debate por outras causas, como a indenização de fronteira, a aposentadoria policial, para profissionais que vivem diariamente em situação de risco”, disse.

Em Sergipe, foi a vez do deputado Mendonça Prado receber a homenagem.

“Mendonça Prado tem uma biografia parlamentar marcada por estudos, equilíbrio, ponderação e posições firmes e coerentes. Ele sabe fazer a diferença no parlamento brasileiro, pois defende aquilo que acredita”, , destacou o presidente da ADPF. “Como profissional do Direito, ele soube compreender o que propunha a PEC-37. Por essa razão, o nosso reconhecimento ao deputado Mendonça Prado, que soube defender seu posicionamento por convicção e não se deixou levar por pressões e oportunismo do momento”, completou Leôncio.

“Minha posição foi tomada de forma consciente e com convicção. Não sou um político demagogo ou oportunista. A sociedade quer seriedade na política e a minha posição é de defesa das instituições e da sociedade brasileira. Portanto, fico muito feliz e honrado em receber essa homenagem”, ressaltou Mendonça Prado.

 

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069