Vídeos Fotos Notícias

25/02/2014 - 12:49:23

CONCURSO PÚBLICO

Polícia Federal precisa de mais concursos públicos

O aumento de atribuições requer melhores condições de trabalho.

  • ADPF
  • Felipe Chaves

   

Em 10 anos foram realizados apenas dois concursos públicos para Delegado de Polícia Federal. O último aconteceu no ano passado com 150 vagas. Foram mais de 46 mil inscritos e 20 mil passaram na primeira fase. Porém, o número de aprovados ainda não supre as necessidades da Polícia Federal.

Para se ter uma ideia da defasagem, na década de 70, o Conselho Superior da Polícia Federal estabeleceu que o contingente da corporação deveria ter 15 mil policiais. Hoje, quarenta anos depois, a quantidade de policiais federais não chega a 14 mil, sendo desses, 1,7 mil Delegados na ativa. Para Marcos Leôncio Ribeiro, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a falta de concursos públicos gera impactos na instituição.

“A Polícia Federal do Brasil é uma instituição que conta com mais de 50% de aprovação da população brasileira. As atribuições do órgão aumentam cada vez mais sem o correspondente investimento em pessoal e novas unidades policiais”, comenta o Delegado.

Nos próximos anos, a Polícia Federal atuará efetivamente em grandes eventos que ocorrerão no país como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. Para o presidente, a PF tinha uma perspectiva de ter, até 2016, perto de 3 mil vagas de concurso público.

Atualmente, a Polícia Federal perde, em média, vinte e cinco Delegados por ano devido à aposentadoria ou outras formas de vacância. Nos cálculos da ADPF, precisa de pelo menos um novo concurso com mais 150 vagas para o cargo de Delegado Federal.

Leôncio comenta que o Estado precisa entender que, se querem manter uma instituição com confiabilidade e respeito da sociedade, é necessário também ter atenção e dar condições para que essa instituição possa crescer. Para o Delegado, discussões como a federalização de alguns crimes e um processo de interiorização da Justiça Federal requer planejamento de investimento e custeio sob pena de inviabilizar o atendimento das expectativas geradas pelo próprio governo.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069