Vídeos Fotos Notícias

17/03/2014 - 19:34:59

PF 70 ANOS

Polícia Federal: 70 anos a favor dos brasileiros

Delegados Federais discutirão futuro da instituição durante o VI CNDPF

  • ADPF
  • Jirlan Biazatti

   

Uma das instituições mais respeitadas e queridas dos brasileiros, a Polícia Federal completa 70 anos de existência em 2014. Fundada em 23 de março de 1944, a PF é cada vez mais uma polícia moderna, democrática e equipada, preparada para os desafios que se aproximam, como os grandes eventos esportivos realizados no país até 2016.

Nessas sete décadas de atuação, os bons resultados apresentados no combate ao crime organizado, principalmente relacionado ao tráfico, corrupção e fraudes em licitações só aumentaram a confiança da população brasileira na Polícia Federal. Pesquisas de popularidades sempre colocam a instituição como um dos órgãos mais respeitados e admirados pela sociedade, geralmente com índices acima de 50% de aprovação.

Atualmente a Polícia Federal conta com aproximadamente 14 mil servidores, entre Delegados, agentes, peritos criminais, papiloscopistas, escrivãos e agentes administrativos. De alcance nacional, suas principais atribuições são apurar infrações penais contra interesses da União; prevenir e reprimir o tráfico de drogas e o contrabando de armas e outros produtos ilícitos; garantir a segurança aeroportuária e portuária; controlar e fiscalizar os mais de 16 mil quilômetros de fronteiras; controlar a emissão de passaportes e registro de estrangeiros no país; controlar e regular serviços de segurança privada e de produtos químicos usados na fabricação de substâncias entorpecentes, entre outras atividades. Todas as atribuições da Polícia Federal podem ser conhecidas na série "Por Dentro da PF", no Facebook do Departamento de Polícia Federal.

Na busca de uma instituição cada vez mais eficiente e reconhecida, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizará o VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, nas cidades capixabas de Vitória e Vila Velha. Entre os dias 02 a 05 de abril, delegados de todo o Brasil debaterão quais caminhos devem ser adotados pela PF, para que ela continue sempre capaz de cumprir com suas missões perante a sociedade.

Mas tem algo de que a Polícia Federal jamais poderá abrir mão: A colaboração da sociedade. Ferramentas nas redes sociais aproximaram a comunidade cada vez mais para perto da PF, e isso tornou-se um diferencial importante para a captura de criminosos foragidos e para desvendar a localização de pessoas desaparecidas. Nos site e Facebook da instituição é possível que o cidadão ajude a solucionar esses casos através do envio de informações para os endereços procurados@dpf.gov.br e desaparecidos@dpf.gov.br. Além disso, também podem colaborar com denúncias através da página www.dpf.gov.br/servicos/fale-conosco/denuncias.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069