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21/03/2014 - 10:53:37

BOAS PRÁTICAS

ADPF reúne especialistas para debater Gestão Pública

INSS, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União e Ministério do Planejamento foram representados durante seminário

  • Revista Prisma
  • Jirlan Biazatti


A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizou, em fevereiro, um seminário sobre boas práticas na gestão pública. O evento, parte da programação preparatória do VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, reuniu subsídios importantes para as discussões técnicas que serão realizadas no Espírito Santo, em abril.

O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro destacou a importância do seminário: “É uma oportunidade de se conhecer e verificar essas práticas de gestão pública, avaliando se vale a pena (ou não) adaptá-las para a realidade da Polícia Federal”, comentou.

O gerente nacional de competências organizacionais da Caixa Econômica Federal (CEF), Reuber da Silva Leopoldino, abordou o processo de seleção e provimento para cargos e chefias no banco estatal. Ele destacou que é sempre possível fazer seleções melhores e completas. “O processo de seleção interno deve montar cenários adequados com as especificidades de cada órgão. Quando bem feito, traz vantagens para a instituição, que consegue captar o melhor funcionário para exercer determinada função. E também é benéfico para ele, pois o estimula a desempenhar cada vez melhor seu papel, devido à transparência do processo interno de seleção”, comentou.

A secretária de gestão pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEGEP), Ana Lúcia Amorim de Brito, abordou os aspectos gerais da gestão pública no governo federal. A palestrante discorreu sobre os modelos de gestão aplicados pelo ministério e os desafios para o futuro. “Nosso foco é voltar a atuação do Estado para o atendimento ao cidadão, com atenção as suas necessidades. A melhoria dos serviços públicos é colocada como tarefa fundamental para todo servidor, inclusive com os delegados, que tem uma relação direta com a população, ao atender as necessidades de segurança pública da sociedade”, disse Ana Lúcia.

A coordenadora-geral de Planejamento e Gestão Estratégica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Cibele Magalhães Pinho de Castro, explicou o processo de reestruturação promovida pelo INSS, que mudou a imagem do órgão, antes tido como um sinônimo de filas intermináveis.

“Acompanhei toda essa reestruturação, que repensou processos e culminou com metodologia de planejamento focada em resultados. Isso fez com que os servidores passassem a entender o papel deles. Esse foi o essencial: mostrar que ele é importante no processo, e não apenas mais uma parte no todo”.

O secretário-geral de administração do Tribunal de Contas da União (TCU), Eduardo Monteiro de Rezende, abordou a importância de se valorizar a gestão de pessoas dentro de uma instituição. Ele detalhou a estrutura do órgão e também o processo de mudanças que tornou o TCU em um dos melhores locais para se trabalhar, conforme um estudo da revista Você S.A.

“Fizemos um concurso para auditores interessados em trabalhar nessa área de gestão de pessoas. O objetivo era implantar melhorias na qualidade de vida dentro do tribunal. Políticas de gestão foram implantadas e vários programas foram postos na prática para isso. O cuidado com as pessoas, os nossos servidores, fez a diferença no bom ambiente do TCU”, afirmou Rezende.

Entre os resultados do seminário, ficou acertado um termo de cooperação técnica entre a ADPF, a Universidade da Caixa e o Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) nas áreas de capacitação e gestão de pessoas.


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