Vídeos Fotos Notícias

18/07/2014 - 14:10:25

VI CNDPF

Segurança nos Grandes Eventos

Painel IV

  • ADPF
  • Luisa Marini


Desde 2014 até 2016, o Brasil está recebendo importantes eventos, que irão atrair milhares de turistas e mobilizar toda a sociedade brasileira. A Polícia Federal, como principal órgão de Segurança Pública do país, está pronta para que a Copa do Mundo e as Olimpíadas ocorram com segurança e deixem legados positivos.

 

O quarto painel do VI CNDPF se dedicou a discutir este tema e contou com uma análise crítica da atuação da Polícia Federal nos grandes eventos, feita pelo delegado de polícia federal e coordenador da PF para Grandes Eventos, Felipe Tavares Seixas. Segundo ele, quando decidiuse que a Copa do Mundo aconteceria no Brasil, surgiram inúmeras oportunidades para o país, como melhoria da infraestrutura, da mobilidade, geração de empregos e crescimento econômico.

 

No entanto, era preciso definir quem seriam os órgãos responsáveis por coordenar a segurança durante o evento. O delegado lembra que, na ditadura e em alguns outros eventos que o Brasil recebeu, os militares comandavam a segurança do país. Porém, conforme esclareceu o delegado Seixas, a militarização da segurança pública não é boa para o pais, porque não deixa legados e não fortalece as instituições policiais que atuam no dia a dia. Então, em 2007, com os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a responsabilidade da segurança dos grandes eventos esportivos passou a ser do Ministério da Justiça e esta vitória foi muito comemorada. Com a Copa do Mundo, criouse a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ligada ao Ministério da Justiça, além de coordenações regionais nas cidades-sede do Mundial. O coordenador da PF para grandes eventos ressalta a importância da integração da Polícia Federal com os demais órgãos de segurança pública. “A integração é necessária no dia a dia, mas em grandes eventos é imprescindível. Seria impossível realizar o evento sem o diálogo das instituições”, afirma.


Entre os papéis da Polícia Federal durante o Mundial, está a cooperação internacional, pois a entidade representa a Interpol no Brasil e tem papel relevante na cooperação jurídica e policial. Com esse objetivo, foi implementado o Centro de Cooperação Policial Internacional, com a presença de policiais estrangeiros.

 

A grande responsabilidade da Polícia Federal durante o evento será a proteção das delegações. “Cada delegação terá dois delegados federais responsáveis pela sua proteção. Essa atividade emprega um efetivo muito grande e dá muito trabalho. Mas é o que nos dá o maior prestígio e a maior responsabilidade”, conta o coordenador. A Polícia Federal fará a segurança em portos, aeroportos, fronteiras, além de participar do esforço integrado de inteligência, do trabalho para o antiterrorismo entre outras tarefas.

 

Em complemento à palestra do delegado Seixas, o secretário Extraordinário de Segurança de Grandes Eventos e delegado de polícia federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, falou sobre a questão da segurança pública integrada nos grandes eventos. Dentro da Secretaria Extraordinária, o trabalho foi dividido em dois grandes eixos: segurança pública e defesa, além de um eixo transversal, comum a todas as áreas que é o de inteligência. São 11 ações realizadas pela Secretaria, sendo cinco delas de responsabilidade da Polícia Federal. A principal atividade da PF será fazer a segurança das seleções e delegações e isto, segundo o delegado, refletirá positivamente na imagem da instituição. As principais funções da Secretaria destacadas por Rodrigues são o planejamento e a coordenação da segurança, envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, entre outros órgãos de segurança. “Integração é palavra de ordem para este trabalho. Nenhuma instituição vai trabalhar individualmente”, declara o secretário. Os três grandes desafios para o evento são a preparação da infraestrutura, o planejamento e a operação conjunta entre todas as
instituições.

 

“Nossas funções, como delegados, são as mesmas que já realizamos, só ampliadas para um evento de grande amplitude”, declara o secretário.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069