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18/07/2014 - 15:42:56

DO EDITOR

A prisma e seus leitores

  • ADPF
  • Diogo Alves de Abreu


Talvez muita gente não saiba que as publicações institucionais começaram a surgir no Brasil no século XIX. Depois de longo tempo, revistas e jornais e outras publicações não menos interessantes foram passando por diversas mudanças. As instituições por intermédio de seus diretores de comunicação e editores investiram em imagens, projeto gráfico e qualidade do texto.

 

A necessidade de customizar para informar aos associados é uma forma de estratégia para informar à verdade das matérias publicadas para conquistar os leitores. Sem eufemismos, levamos ao nosso público, mensagens que condizem única e exclusivamente com a verdade.

 

Mas, há casos e cada vez mais frequentes em que são utilizadas nas mesmas instituições outras publicações, tendo em vista atingir formas com públicos distintos. Utilizado corretamente, as matérias produzidas pelos jornalistas podem ser um forte instrumento de informação, divulgação, sensibilização e fidelização, sem esquecer, é claro, a ética profissional. Quando focada no público interno, atingem grande parte da organização, cada vez mais ávido por um sentimento comunitário e harmonizado por objetivos comuns.

 

Em nossas publicações evitamos dar conhecimento das atividades de interesse do público interno com o externo. Seria um erro estratégico enviar, em uma mesma publicação, matérias em que estes mesmos leitores já tenham tido conhecimento através de seus meios informativos, (sites, folhetos, boletins...). Um associado, por exemplo, acharia monótono ler assuntos que já são do seu conhecimento.

 

As diferenças entre um veículo e outro são várias. Além das diferenças de temas a serem abordados, a linguagem jornalística interna precisa ser descontraída e simples com uma programação visual criativa. Uma revista para público externo possui uma qualidade mais sofisticada com uma informação interpretativa, mais livre e opinativa. Mesmo numa aparente otimização de recursos, é de muita importância a necessidade de periódicos distintos, evitando-se, com isso, desinteresse público. Boa leitura!


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