Vídeos Fotos Notícias

28/08/2014 - 18:16:51

PESQUISA

Pesquisa aponta necessidade de reformas na segurança pública

Entre as forças policiais brasileiras, melhor situação é da Polícia Federal

  • ADPF
  • Felipe Chaves

   

Nos últimos anos, a Polícia Federal se destacou em meio às instituições mais confiáveis do Brasil. Pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em julho, mostrou que a Polícia Federal é a segunda instituição mais confiável entre os brasileiros, com 70% de aprovação, ficando a frente de órgãos como o Ministério Público.

Durante o 8º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi apresentada a pesquisa sobre a opinião dos policiais brasileiros em relação à reforma e modernização da Segurança Pública.

Quando o universo de pesquisa é a Polícia Federal (PF), uma instituição que possui as melhores remunerações, grau de instrução mais elevado e é a menos letal das polícias do Brasil. Isso mostra que a situação dos policiais federais, dentre eles agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos, é a melhor entre os 21 mil entrevistados.

Mesmo nesse panorama mais positivo do que nas outras forças policiais, é na PF que a exigem mais mudanças no atual modelo de gestão. Mais de 72% dos policiais federias entrevistados concordam que o atual modelo de gestão policial precisa de mudanças.

“A Polícia Federal realiza operações contra o crime organizado sem disparar um tiro sequer, corta na própria carne sempre que necessário e se tornou exemplo no enfrentamento à corrupção no país. Por isso, ganhou a confiança da sociedade brasileira. Com certeza não é a sociedade que deseja as mudanças na PF. Infelizmente, a ruptura proposta por agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos trata-se de uma disputa interna com os Delegados pela direção do órgão”, afirma o presidente da ADPF, Marcos Leôncio.

Clique aqui e entenda um pouco as divergências interna na PF.

Dos 21 mil policiais pesquisados, 40% propõem uma ruptura do atual modelo de segurança pública. Para eles, esse modelo deve ser amplamente reformulado, pois os problemas do país na área só serão resolvidos com a revisão dos procedimentos e do modo como se organizam as corporações.

Todavia, entre eles não há consenso sobre as mudanças do atual modelo. Fica claro que apenas a integração das forças de segurança é o ponto de convergência e que deve ser trabalhado.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069