Vídeos Fotos Notícias

15/09/2014 - 15:46:33

POLÍCIA FEDERAL

15 pessoas e dez empresas são investigadas por fraude na UFC, diz PF

Há envolvimento de servidores, ex-servidores e pró-reitores no desvio.

  • G1
  • Gioras Xerez

   

Quinze pessoas e 10 empresas são suspeitas de envolvimento em uma fraude de R$ 6,8 milhões em fornecimento de refeições e serviços para a Universidade Federal do Ceará (UFC), de acordo com a Polícia Federal (PF). Conforme a PF, servidores, ex-servidores e pró-reitores agiam em conjunto com empresários. No Restaurante Universitário, alunos ficaram surpresos com a denúncia.


“Foi descoberto durante as investigações vínculo de parentesco entre servidores da universidade com empresários. Algo em torno de 15 pessoas envolvidas por enquanto. Em termos de empresas, não sabemos ao certo. As investigações vão continuar, mas, por enquanto, há 10 empresas envolvidas com a fraude”, afirmou o delegado da Polícia Federal e chefe da Operação Gourmet, José Herbert de Lavor Rolim.


Ainda segundo José Herbert de Lavor Rolim, a fraude, além de ser aplicada nas refeições, era realizada em outras áreas como a de eventos e manutenção. “Nós recebemos informações, através de relatórios do Ministério Público Federal e de outras fontes, que indicavam a fraude no fornecimento das refeições como nas obras de manutenção e eventos”, disse.


Em nota, a UFC informou que não recebeu qualquer comunicação sobre as investigações da Polícia Federal. "Supostamente, trata-se do cumprimento de ordem judicial no âmbito de uma ação em curso há bastante tempo e que se relaciona a denúncias veiculadas em 2012", diz a nota.


"A este respeito, a UFC já havia acatado todas as recomendações apresentadas pela Controladoria Geral da União (CGU), tendo afastado servidores, instaurado processos administrativos, suspendido contratos e retido valores objetivando a recomposição do erário. Tais providências foram acompanhadas pela CGU e pelo Tribunal de Contas da União (TCU)", conclui a nota da universidade.


Mandados

A Polícia Federal (PF) cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Região Metropolitana na manhã desta quinta-feira. A ação faz parte da operação Gourmet.


Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza.  A expressão Gourmet refere-se ao fato da maior parte do desvio de recursos apurados, em torno de R$ 2 milhões, ser destinado ao pagamento de refeições do restaurante universitário. As outras irregularidades concernem à contratação de eventos e à manutenção de instalações.


Estudantes supresos

Estudantes da UFC ficaram surpresos com a fraude no Restaurante Universitário. Segundo o aluno do curso de Ciências Contábeis, Luciano Evangelista, 20, a refeição do restaurante é boa, apesar de ter poucas opções em alguns dias. "A comida é boa, não tenho o que reclamar. No entanto, em alguns dias, como em outros lugares fica a desejar. É lamentável isso ocorrer aqui na universidade", disse.


O estudante de Ciências Contábeis, Wesley Santos, 22, também ficou surpreso com a fraude. "Lamento a fraude e fico na torcida para que os envolvidos sejam punidos", afirmou.

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069