Vídeos Fotos Notícias

21/01/2015 - 16:31:32

PF EM AÇÃO

PF prende quadrilha que planejava pelo WhatsApp matar policiais no AC

Presos vão responder por formação de grupo de extermínio. Não abriremos mão de combater o crime, diz comandante da PM.

  • G1
  • Veriana Ribeiro

   

A Polícia Federal no Acre (PF-AC), em parceria com as polícias Civil e Militar, desarticulou, nesta terça-feira (20), uma quadrilha suspeita de planejar a morte de policiais, em sua maioria militares, por meio do aplicativo WhatsApp. Foram cumpridos, durante a Operação Joker, sete mandados de prisão, 12 de busca e apreensão e três de internação de menores de idade. O número e os nomes dos alvos não foram divulgados.

 

De acordo com o chefe da Delegacia Fazendária da Polícia Federal, Jacob Guilherme, todos os presos já têm passagem pela polícia e devem responder por formação de grupo de extermínio. "Caso fosse uma ameaça vazia não teríamos chegado a este ponto. Nós verificamos a vida de todas as pessoas que conseguimos identificar e todos tinham passagem pela polícia por crimes violentos, como homicídio doloso na forma atentada, roubo com emprego de arma de fogo, crimes de ameaça, danos e invasão de domicílio", afirmou.

 

A investigação teve início há um mês, quando foi descoberta a existência do grupo no aplicativo intitulado "PM bom é PM morto". A PF também não quis informar quantas pessoas faziam parte do grupo e afirma que as investigações ainda não encerraram. No total, 60 policiais federais e 24 civis participaram da ação.

 

Durante a operação, também foram lavrados três flagrantes, sendo dois por porte ilegal de armas e um por tráfico de drogas. "Esses crimes serão apurados paralelamente", explica o delegado federal.

 

Guilherme afirma ainda que nove policiais foram mortos no Acre nos últimos quatro meses e será investigado o envolvimento deste grupo de extermínio em algum desses crimes. "Nós temos suspeitas, mas nenhuma prova no momento".

 

O comandante  da Polícia Militar, Júlio Cesar, afirma que a operação foi exitosa ao conseguir prender pessoas que incentivavam o assassinato de policiais. Para ele, a tentativa de inibir o trabalho da PM, através de ameaças, não vai surtir efeito. "Os nossos policiais são guerreiros e confio muito no trabalho deles. É o risco da profissão, não abriremos mão de combater o crime no nosso estado", disse.

 

O delegado Nilton Boscaro, diretor de polícia da capital e interior, afirma que a integração das polícias Militar, Civil e Federal foram essenciais para que a operação tivesse sucesso. "Foi um trabalho de inteligência de forma integrada. Essa palavra é uma diretriz tanto do governo estadual, quanto federal", disse.

 

Joker

 

A operação recebeu o nome de Joker, cujo significado da palavra é Coringa, em alusão a um tipo de palhaço famoso por matar policiais. Segundo Jacob Guilherme, o personagem era usado para ilustrar os perfis dos integrantes que formavam o grupo criminoso. "Eles usam esse tipo de metáfora, de matadores de policiais. Todos eles usavam imagens desse tipo, nos perfis do WhatsApp para se identificarem", explica.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069