Vídeos Fotos Notícias

26/01/2015 - 14:33:11

ARTIGO

Dia Nacional do Aposentado e Dia da Previdência Social

Confira o artigo do Diretor de Aposentados e Pensionistas da ADPF-RJ Matheus Casado Martins

  • ADPF
  • Matheus Casado Martins

   

O Dia Nacional do Aposentado foi comemorado no dia 24 de janeiro, último sábado. A data foi instituída pela Lei 6.926, de 30 de junho de 1981, pelo então deputado Benedito Marcílio. Neste mesmo dia é comemorado o Dia da Previdência Social, que teve seu marco inicial em 24 de janeiro de 1923, quando houve a assinatura da lei Eloy Chaves. A lei criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro do País, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e atualmente o conhecido Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Até 1923, apenas os funcionários do governo federal tinham direito à aposentadoria. Antes desta assinatura, houve fatos importantes, mas muito pontuais, como o primeiro ato que concedeu o direito a aposentadoria, mas somente aos empregados do Correio, no dia 23 de março de 1888. A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.

 

A classe não tem muito que comemorar, pessoas que trabalharam a vida toda muitas vezes não são valorizadas pela sociedade, e muitas vezes não recebem o respeito devido, mas se formos justos, iremos lembrá-los diariamente, respeitando-os, ajudando-os e procurando fazê-los mais felizes.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069