Vídeos Fotos Notícias

12/03/2015 - 09:58:38

ARTIGO

Audiência de Custódia e o Sistema da Dupla Cautelaridade

Confira o artigo do Delegado Civil Ruchester Marreiros Barbosa.

  • JusBrasil
  • Ruchester Marreiros Barbosa

   

Resumo: O objetivo do trabalho não é discordar da aplicação efetiva do art. 7, item 5, art. 8, item 1 e art. 25, todos do Pacto de San Jose da Costa Rica, mas contextualizá-lo devidamente com a dogmática e hermenêutica adequada das normas internacionais de proteção aos direitos humanos e sua vigência e eficácia no âmbito interno e criticar a forma superficial e pueril do modelo que se quer implementar no Brasil através de atos administrativos, transformando-a em mais um instrumento de criminalização ao revés de instrumento de transformação. Razão pela qual realizamos sua contextualização criminológica, política e sociológica, bem como um estudo de Casos já julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. A audiência como está se transforma em um ato estritamente jurisdicional e não um direito subjetivo do imputado a uma audiência de garantia de restabelecimento de sua liberdade.

 

Palavras-chave: Audiência de Custódia; Direitos Humanos Fundamentais; Pacto de San José da Costa Rica; Bloco de Convencionalidade; Autoridade Com Funções Judiciais; Delegado de Polícia.

 

Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

 

*Ruchester Marreiros Barbosa é Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Doutorando em Direito (Direitos Humanos), UNLZ, Ar. Especialista em Direito Penal e Processo Penal UCAM/RJ, Professor de Processo Penal da EMERJ, Professor da Pós-graduação de Direito Penal e Processual Penal da UNESA/RJ.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069