Vídeos Fotos Notícias

25/03/2015 - 17:49:48

CONTRA CORRUPÇÃO

ADPF participa de solenidade de acordo contra corrupção

Grupo de trabalho foi criado com representantes do Executivo, Judiciário e MP

  • ADPF
  • Da Redação

   

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) Marcos Leôncio Ribeiro e o presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) Antônio Barbosa Góis, estiveram presentes na assinatura do acordo de cooperação para o combate à corrupção e à impunidade, assinado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski.


O pacto prevê a criação de um grupo de trabalho voltado para a adoção de medidas de combate à corrupção e composto por representantes de diversos órgãos dos poderes Judiciário e Executivo. A parceria prevê ainda a participação de entidades ou pessoas do setor público e privado, que atuem profissionalmente em atividades relacionadas ao tema, por meio da criação de um Fórum de Colaboradores.


Os Delegados Federais irão atuar como colaboradores com apresentação de propostas nos termos do referido acordo que serão encaminhadas posteriormente à Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça. O objetivo do termo é tornar mais ágil a tramitação de processos judiciais e administrativos relacionados à prática de ilícitos contra o patrimônio público.


Também assinaram o termo de cooperação o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rodrigo Janot, o advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho.


O relatório com os resultados do trabalho deverá ser apresentado em 60 dias, prorrogáveis por igual período, a contar da data de publicação do acordo. A parceria entre o CNJ, MJ, CNMP, AGU, CGU e OAB não envolve aporte financeiro entre os órgãos participantes e cada um deverá arcar com suas despesas.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069