Vídeos Fotos Notícias

25/03/2015 - 20:11:27

ACORDO DE LENIÊNCIA

ADPF participa de audiência para debater acordo de leniência

Para a associação, nenhuma instituição é mais importante do que a outra no combate à corrupção e o crime organizado

  • ADPF
  • Felipe Chaves

   

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) esteve presente em audiência pública, nesta quarta-feira (25), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados para debater sobre o acordo de leniência entre empresas envolvidas na Operação Lava Jato e o Governo Federal.

Além do presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, estiveram presentes o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, o representante do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Sandro Grangeiro Leite e o representante do procurador-geral junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira.

Segundo a Lei Anticorrupção (12.846/13), o acordo de leniência é celebrado entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e pessoas físicas ou jurídicas autoras de infração contra a ordem econômica. É uma espécie de delação premiada feita por pessoas jurídicas. Se colaborarem, as empresas podem receber benefícios como a extinção da ação punitiva da administração pública ou redução da penalidade, aí incluída a proibição de celebrar contratos (como de licitação e de empréstimo) com o poder público e de receber subsídios.

Para o presidente da ADPF, essa legislação é nova, datada de 2013 e como a Operação Lava Jato foi deflagrada no início de 2014, essas leis estão sendo exigidas na sua plenitude. “Ainda é um assunto com regulamentações muito recentes por parte do Poder Executivo quanto pelo Tribunal de Contas da União (TCU)”, comenta o Delegado Federal.

Presidente da Associação dos Delegados afirma ainda que nenhuma instituição é mais importante do que outra no combate à corrupção e o crime organizado.

“Nós não temos uma instituição mais importante do que a outra no enfrentamento à corrupção”, afirma Leôncio, que defende ainda que a legislação está no caminho certo e que as instituições merecem confiança. “Ministério Público, CGU, AGU, Polícia Federal, Receita Federal, todas têm um papel reservado pela legislação a contribuir no combate à corrupção”.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069