Vídeos Fotos Notícias

20/05/2015 - 15:31:44

PF EM AÇÃO

PF combate corrupção no Porto do Rio de Janeiro

Operação Arcanus foi deflagrada nesta quarta-feira

  • 1
  • Da Redação

   

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal, com apoio da Marinha do Brasil, deflagrou hoje (20) a Operação Arcanus* com objetivo de desarticular esquema de corrupção com a participação de agentes públicos no Porto do Rio de Janeiro. As fraudes consistiam em facilitar os procedimentos imigratório e sanitário, bem como irregularidades no tráfego marítimo.

 

A operação contou com 300 policiais federais que cumpriram 78 mandados, sendo 8 de prisão temporária, 33 de condução coercitiva e 37 de busca e apreensão na capital,  em Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti,  no estado do Rio de Janeiro, e em Paranaíba, no Piauí.

 

As ordens de prisão são em desfavor de 5 servidores da ANVISA e 3 da Polícia Federal, ocorrendo também a condução coercitiva de um Praça da Marinha. Os funcionários da Agência emitiam o Certificado de Controle Sanitário de Bordo das embarcações sem inspecioná-los. Já os policiais federais deixavam de adotar o procedimento imigratório regular.

 

Os presos foram indiciados, na medida de suas participações, por corrupção ativa, corrupção passiva, concussão (quando servidor público exige dinheiro ou vantagem em razão da função que ocupa), inserção de dados falsos em sistemas, organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, dentre outros.

 

* O nome da operação, Arcanus (termo em latim que significa oculto, escondido), refere-se ao modo oculto e reservado através do qual os crimes foram praticados em áreas de controle e acesso restrito do porto.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069