Vídeos Fotos Notícias

31/08/2015 - 11:16:00

EXTRA PAUTA

Atividade física e alimentação saudável: a combinação perfeita para combater problemas de saúde

Conheça a realidade de quem segue uma vida saudável mesmo sem tempo de se exercitar

  • Revista Prisma
  • Felipe Chaves

   

Recentemente o Ministério dos Esportes realizou uma pesquisa para saber qual era o nível de atividade física do brasileiro. Os números não foram nada satisfatórios e mostraram que 67 milhões de brasileiros não praticam nenhuma atividade física. Quase metade dos entrevistados afirmou não ter praticado nenhum tipo de atividade nos último ano.

 

Esses dados colocam o Brasil em quarto lugar no ranking de países mais sedentários do mundo. A pesquisa identificou também que as mulheres se exercitam menos do que os homens e que os mais velhos são mais sedentários que os mais jovens. Mas são os mais novos que desistem antes da prática de esportes.

 

O esporte mais praticado por aqui é o futebol, seguido pela musculação e caminhada. A corrida de rua é uma das competições que mais cresce entre jovens e adultos.

 

A Delegada Federal aposentada Maria Nelci Passos é uma dessas amantes das corridas de rua, compete desde 2006 e depois da primeira corrida não parou mais. Ela comenta que intensificou a prática de atividades logo após se aposentar no cargo de Delegada.

 

“Após a aposentadoria passei a intensificar a prática esportiva, frequentando academia, fazendo caminhadas e corridas em dias alternados, para assim exercitar o corpo, enrijecendo os músculos e aumentando a massa corporal magra, o que sempre procuro associar à atividade aeróbica, com o intuito de obter melhor condicionamento físico”, comenta a Delegada.

 

Os benefícios da prática esportiva fez a Delegada aprimorar cada vez mais a intensidade e a frequência dos movimentos. Além dos treinos de corrida ela também é adepta da musculação, pilates e treinamento funcional. As vezes ela arrisca até uns passos de dança na academia que frequenta.

 

“Aliado a tais fatores, pra mim é prazeroso terminar as competições e conseguir muitas vezes ser premiada, após o esforço e os treinos constantes”, afirma.

 

Afastada por aposentadoria das atividades policiais e hoje à frente do cargo de diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal em Sergipe (ADPF/SE), Maria Nelci relembra o quão é importante aliar atividade física com o trabalho. “A atividade física é essencial para a saúde e qualidade de vida para todos, inclusive para quem trabalha, principalmente as pessoas que desenvolvem ocupações estressantes ou perigosas, como no caso dos policiais”.

 

Mas as atividades não só são importantes para o corpo. Elas auxiliam no bem estar da mente e ajudam na atenção. A estudante para concursos, Carolina Castro, 22, busca aliar a atividade física diária com os estudos. Para ela os exercícios são importantes para ajudar na concentração e no relaxamento após horas de estudo.

 

"Vou diariamente à academia. Além dos benefícios para o corpo, o exercício físico me ajuda na concentração", comenta a estudante.

 

O nutricionista André Heibel, da GENES – Consultoria em Nutrição, lembra que só praticar esportes não é o bastante. É preciso ter uma alimentação saudável para atingir seus objetivos.

 

“O ser humano foi feito para se exercitar e comer de maneira natural, sem industrializados e produtos alimentícios. O exercício é fundamental, mas só ele não consegue melhorar os parâmetros geralmente buscados pelos pacientes, sejam estéticos ou de saúde”, comenta.

 

O nutricionista ainda alia o mal estar cotidiano à má alimentação. “Cognição, qualidade da vida sexual, estresse e sono são exemplo de fatores que podem ser melhorados pelo hábito alimentar. Além disso, vários problemas de saúde comuns à muitos brasileiros que geralmente são negligenciados (dor de cabeça, sinusite, congestão nasal,  insônia, etc) podem ser causados por uma dieta ruim”, afirma.

 

Esses problemas também aparecem em indivíduos que costumam passar horas sentado em frente a um computador ou realizando repetidas vezes a mesma atividade no trabalho. Casos mais sérios podem levar a dores nas articulações, deformações na coluna, aumento de peso, entre outros. O educador físico Ezequiel Sousa Silva explica que quem não tem tempo para se exercitar pode realizar ginástica laboral no próprio ambiente de trabalho.

 

“A ginástica laboral nada mais é do que a realização de atividades físicas realizadas em pausas durante o horário de trabalho. Um dos objetivos da Ginástica laboral é a integração no ambiente de trabalho. Através de atividades de maior interação entre os trabalhadores é possível contribuir para uma melhor performance”, afirma.

 

O profissional indica que é importante realizar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. As atividades mais recomendadas para quem está começando é a natação, caminhada e ciclismo. Mas ele afirma que as pessoas devem sempre procurar o esporte que mais lhe agrada.

 

“É importante sempre procurar um profissional de Educação Física capacitado. Vale a pena para aqueles que não sabem pelo o que optar procurar atividades do seu interesse, aquilo que goste de fazer e que esteja adequado com seus objetivos”, lembra o educador.

 

A amante de atividades física e Delegada Maria Nelci também orienta aos cuidados médicos necessários antes da prática de atividade física. “Quem tem vida sedentária, independente da idade, deve submeter-se a exames médicos antes de praticar qualquer exercício físico, por ser recomendação geral quando se procura uma academia ou um clube de corrida, por isso aconselho a quem pretenda iniciar atividades aeróbicas (caminhadas, corridas de rua ou em esteiras de academias), que verifique como está sua saúde e faça testes de condicionamento físico, devendo ainda começar de leve e ir aumentando gradativamente a intensidade dos exercícios”, afirma.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069