Vídeos Fotos Notícias

31/08/2015 - 11:48:41

EVENTOS

Delegados e advogados realizam Congresso Jurídico dos Delegados de Polícia

Evento aconteceu nos dia 6 e 7 de maio no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

  • ADPF
  • Jeanine Zambonini

   

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), em parceria com entidades de classe de delegados de polícia e a OAB Nacional, realizaram o primeiro Congresso Jurídico dos Delegados de Polícia nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília/DF. O evento contou com a participação de acadêmicos de Direito, advogados, policiais, juristas e outros profissionais da área.

O representante da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado, comentou a parceria feita entre a entidade e a ADPF. “Todos que fazemos a comunidade jurídica, servidores públicos, advogados, autoridades, enfim, temos que nos dar as mãos nesse propósito, ou seja, cumprir a Constituição, respeitar o ser humano, buscar a verdade da investigação e certamente assim construiremos uma nação justa, próspera e solidária”.

Um dos temas debatidos durante o congresso, dividido em painéis, foram as estratégias nacionais de justiça e segurança pública. A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, falou sobre o aumento da criminalidade, que, segundo ela, tem culpa na impunidade. “A impunidade só pode ser combatida com a união do sistema de segurança público, com o sistema de justiça criminal e o sistema prisional, tendo procedimentos operacionais padrão nas polícias judiciárias”, explicou Regina.

Outros temas também foram abordados, como a importância do inquérito, painel presidido pelo Delegado Federal Franco Perazzoni. Ele também comentou sobre as atribuições da Polícia Federal numa investigação criminal. A audiência de custódia e a cooperação entre órgãos foram debatidos no segundo dia que também contou com a presença do Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Sebastião Reis Júnior, que falou sobre os diálogos da magistratura e a polícia judiciária.

No encerramento das atividades, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, palestrou sobre a estratégia nacional de execução humanizada.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069