Vídeos Fotos Notícias

16/12/2015 - 13:23:46

INQUÉRITO POLICIAL

Delegados Federais apoiam maior participação da Defesa no Inquérito Policial

Para a ADPF, a aprovação do PL 78/2015 é um passo importante para a modernização do inquérito policial

  • ADPF
  • Da Redação

   

Na última terça-feira (15) o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) que torna obrigatória a presença do advogado no inquérito policial. Agora a matéria segue para sanção da Presidente da República.

 

O Projeto de Lei 78/2015, que altera o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e amplia a participação do advogado durante o processo penal, prevê aos advogados o acesso a todos os documentos de uma investigação, físicos ou digitais, mesmo que ainda esteja em curso.

 

Para o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Miguel Sobral, a presença de um advogado torna o inquérito policial um instrumento indispensável para a realização da Justiça.

 

"A participação da defesa (advogado) na investigação criminal fortalece a necessária paridade de armas com a acusação (Ministério Público) e, ao lado da imparcialidade e isenção, garantidas pela Autoridade Policial (Delegado), tornam o inquérito policial um instrumento moderno e indispensável para a promoção da Justiça Criminal”, afirma Sobral.

 

O projeto é de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e tem como relator o senador Romero Jucá (PMDB-PR). O relatório foi aprovado no último dia 2 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ).


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069