Vídeos Fotos Notícias

30/06/2017 - 15:44:39

ARTIGO

Mobilização contra corrupção

Confira o artigo escrito pelo Diretor Regional da ADPF/BA, Rony José Silva

  • ADPF
  • Rony José da Silva

   

Cada vez mais, o tema da corrupção está presente em nosso cotidiano. O tópico está presente em rodas de conversas, em protestos, órgãos públicos e é destaque na mídia. O assunto também lida diretamente com a atuação da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), por isso ele é nossa prioridade, em busca de soluções e alternativas para uma sociedade mais justa e melhor. O tema se torna mais premente ainda quando lembramos que a Polícia Federal é a responsável por realizar ações que repercutem diretamente nos rumos políticos e sociais do nosso país, a exemplo das operações especiais como a Lava Jato.


Queremos, ao trazer à tona esse tema, reforçar a importância de refletir sobre ele, assim como de instrumentalizar a sociedade de forma geral sobre as práticas legais existentes que estão em curso visando o fim da corrupção. A imprensa, sobretudo, tem uma participação importante nesse cenário, por ser quem divulga os resultados nos processos anticorruptivos. Dessa forma, torna-se importante saber os termos jurídicos e os trâmites legais envolvidos em um processo de combate à corrupção.


Essa discussão é relevante também para a ADPF, pois percebemos a fragilidade enfrentada pela Polícia Federal diante do cenário de corrupção existente na política brasileira. A entidade não possui autonomia, somos subordinados ao Ministério da Justiça e o diretor-geral da PF pode ser demitido pelos governantes insatisfeitos com sua atuação. Por isso, buscamos reforçar a importância de que a entidade não esteja sujeita a imprevisibilidades de governos e possa ter autonomia para executar sua missão constitucional.


Todas essas questões serão trazidas à tona durante o II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção realizado pela ADPF em Salvador nos dias 24 e 25 de agosto. Com o tema “Novos instrumentos de investigação criminal e processo penal para o enfrentamento da corrupção”, esperamos contar com a presença de pessoas de diversas áreas, além das carreiras jurídicas, pois precisamos ampliar o diálogo com esses públicos para que o processo de combate à corrupção seja feito de forma moderna e célere.


Em novembro, acontece ainda a Corrida Contra Corrupção, ampliando ainda mais o diálogo com a população.


Ansiamos, com a realização desses eventos, mobilizar cada vez mais as pessoas em busca de conscientização e reflexão sobre a importância de uma Polícia Federal autônoma e fortalecida para enfrentar o crime de corrupção, sempre chamando a atenção para o compromisso com a sociedade, em busca de uma atuação eficiente e transparente como a sociedade. 

 

Leia a publicação original do artigo aqui.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069