Vídeos Fotos Notícias

10/07/2017 - 09:46:01

ARTIGO

Quero dividir a explicação com vocês

Confira o artigo escrito pelo Delegado Federal Edson Garutti

  • ADPF
  • Edson Garutti

   

Hoje me perguntaram se os cortes e contingenciamento no orçamento para a Policia Federal não seriam mero reflexo natural da PEC do Teto de Gastos. Quero dividir a explicação com vocês.


NÃO é.


O problema do Brasil é a corrupção.


Quando as operações policiais Lava Jato, Acrônimo, Zelotes e tantas outras escancararam a corrupção do poder político isto gerou forte instabilidade das estruturas decisórias do país, repercutindo fortemente na economia. Então a crise econômica atual é, no fundo, um reflexo da instabilidade política devido ao descortinamento da corrupção que corroía e travava todo sistema. Não há esquerda nem direita – na real, havia apenas grupos particulares dominando e se apropriando da coisa pública.


É nesse contexto de crise econômica que chega a PEC do Teto de Gastos, como se fosse uma tábua de salvação – ela é importante, sem dúvida, mas tem que ser vista com cautela.


Na verdade é equivocado tratar de forma igual todos os gastos. Os gastos supérfluos, os gastos de favor político, os gastos de desperdício, os gastos que apenas favorecem a corrupção etc é que merecem cortes severos.


Já os gastos da parte da máquina pública que efetivamente funciona e constrói um Brasil melhor não deveriam ser cortados, ao contrário, estes serviços públicos bem executados e essenciais deveriam receber recursos adicionais, pois são o tipo de coisa que faz o país caminhar, são os serviços públicos que vão permitir e impulsionar o ambiente econômico ideal para a retomada do desenvolvimento, do empreendedorismo, da cultura e educação etc – principalmente a retomada da moral e dos valores na política desse país.


É aqui que se inserem os “gastos” com a Polícia Federal – que na verdade não são gastos, mas INVESTIMENTOS!!
Cada centavo investido na PF retorna em muito mais que o triplo para a sociedade.


Então por favor cuidado com esse argumento dessa necessidade de corte de gastos – o que precisa ser cortada é a falta de pensamento Republicano de quem controla o orçamento público do país inteiro.


O que precisa ser cortada é a utilização do orçamento público para fins particulares e eleitoreiros.


No mais, investir na PF é retomar o caminho certo do gasto publico no país, para que não haja desvios com a corrupção, e que o dinheiro do povo possa ser direcionado efetivamente para educação, saúde, segurança, institucionalização de um mercado baseado em regras claras e com maior igualdade de oportunidades.


Para ler a matéria original clique AQUI


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069