Vídeos Fotos Notícias

11/09/2017 - 15:42:29

EVENTOS

II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção reúne mais de 500 participantes em Salvador

Evento promovido pela ADPF foi transmitido ao vivo pela página da EADelta. Terceira edição já está confirmada para 2018

  • ADPF
  • Ascom

   

Um debate amplo, democrático e qualitativo, conduzido pelos principais nomes do país, no que se refere ao enfrentamento da corrupção. Esse foi o sentimento que norteou o II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no UCI-Orient Shopping Barra - Salvador.

 

Promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF/BA), o simpósio teve mais de 100 mil visualizações na transmissão online pela página da Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal (EADelta). A terceira edição do Simpósio já está confirmada para o próximo ano.

 

Os debates e palestras contaram com a presença de mais de 500 participantes, entre profissionais da carreira jurídica, estudantes de Direito e jornalistas. De acordo Rony José Silva, diretor regional da ADPF/BA, a ideia de realizar um simpósio como este surgiu a partir da luta e do sonho em combater a corrupção.

 

“Colocamos a imprensa como público-alvo porque entendemos que o envolvimento da sociedade é fundamental para que a discussão sobre o tema ocorra em todas as suas instâncias”, explica o diretor.

 

A mesa de abertura contou com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, do superintendente da Polícia Federal, Dr. Daniel Justu Madruga, do desembargador do Tribunal de Justiça, José Edivaldo Rocha, do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão, da procuradora-geral de Justiça, Sara Mandra Rusciolelli, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia, Luiz Viana Queiroz, do superintendente da Caixa Econômica Federal, José Anselmo Cunha, do 1º vice-presidente da Fecomércio, Kelsor Gonçalves Fernandes e do diretor da FIEB, Alberto Cánovas.

 

O primeiro dia do II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção foi marcado também pelas palestras do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp, do Delegado de Polícia Federal Dr. Márcio Alberto, do juiz Federal Fábio Roque e do advogado Nestor Távora. Além da presença da Delegada Federal, Dra. Érika Marena durante o debate.

 

O encerramento do evento ficou a cargo do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, que apresentou a palestra “O papel do TCU no enfrentamento à corrupção”. Para o ministro, o combate à corrupção precisa ser feito a partir de duas medidas: a cooperação entre as instituições e a sociedade, que entra com o papel de fiscalizar o trabalho que está sendo feito. 

 

“É preciso que ocorram mais eventos como este para que possamos nos reunir e pensar em conjunto as soluções que precisam ser tomadas. Os brasileiros precisam estar à par do que está acontecendo no país para que possam atuar como agentes fiscalizadores do trabalho que estamos realizando”, afirmou Dantas.

 

O último dia do simpósio contou também com as palestras do juiz de Direito, Alexandre Morais da Rosa, do advogado Pierpaolo Bottini, do delegado de Polícia Federal Milton Fornazari, do advogado Sergei Cobra Arbex e do delegado de Polícia Civil, Henrique Hoffmann.

 

Contagem regressiva para a Corrida Contra a Corrupção

 

Sucesso de participação no ano passado, a segunda edição da Corrida Contra Corrupção vai acontecer no dia 4 de novembro, e marca o engajamento dos baianos no combate à corrupção. A grande novidade esse ano fica por conta do cenário, já que a corrida acontece no sábado, ao pôr do sol, em um trajeto inédito, que passa pela avenida centenário.

 

A prova é direcionada para todos os públicos e, esse ano, entrou oficialmente no calendário da Federação Baiana de Atletismo.  Com linha de largada no Clube Espanhol, a corrida passará pela Avenida Centenário e acontece em três modalidades: percurso de Caminhada de 3 km; percurso de corrida de 5km e 10km; e a Maratona Kids, uma novidade para a criançada que contará com um conjunto de atividades lúdicas e de entretenimento coordenado pela equipe do SESC-Ba.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069