Vídeos Fotos Notícias

20/09/2017 - 15:57:40

JUSTIÇA

Justiça determina a remoção à pedido de Associado para cuidar da saúde de sua mãe

Juiz da 2ª Vara Federal do DF concedeu tutela antecipada para que o Delegado Federal seja removido de Brasília (DF) para Fortaleza (CE)

  • ADPF
  • Ascom

   

A Justiça determinou, no último dia 17 de agosto, a tutela antecipada do pedido de remoção de Delegado Federal para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Fortaleza (CE). O autor, atualmente lotado em Brasília, fez o requerimento de transferência em setembro de 2016, alegando que sua genitora, que reside na capital cearense, passa por problemas de saúde e precisa de acompanhamento.

 

Embora a junta médica especializada tenha constatado os problemas de saúde da mãe do Delegado, bem como comprovada a dependência financeira da mesma, o pedido de remoção foi indeferido.

 

Contudo, a decisão do Juiz da 2ª Vara Federal do Distrito Federal esclarece que: “embora o tratamento seja possível em Brasília/DF, onde o autor é lotado, a mudança da genitora importaria ruptura do tratamento e início de outro com profissionais e até métodos diferentes, o que não seria recomendável em razão da patologia e da idade avançada da genitora”.

 

O magistrado também ressalta o amparo ao associado expresso no art. 36, III, ‘b’, da Lei 8112/90, no que se trata de remoção por motivo de saúde de familiar. “b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial”.

 

Justificando a tutela antecipada na ação, a decisão esclarece que: “O risco de perecimento reside no fato de que desde já a mãe do autor necessita da assistência do seu filho, por isso que sua pretensão não deve ser atendida apenas ao fim da ação”.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069