Vídeos Fotos Notícias

03/11/2017 - 12:18:18

CLIPPING

Polícia Federal e Unicamp fazem convênio para capacitação de policiais federais

O ensino de línguas estrangeiras para atuação no Aeroporto de Viracopos é uma das primeiras ações

  • G1
  • Luciano Calafiori

   

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou, na manhã de quarta-feira (1), um novo acordo com a Polícia Federal para ampliação da parceria entre as duas instituições. O documento prevê aulas de capacitação para os agentes que vão desde línguas estrangeiras, e cooperação nas áreas da matemática, química , física e até intercâmbio relacionado a técnicas de ciências forenses.


O convênio, de duração indeterminado, foi assinado pelo reitor Marcelo Knobel e pelo delegado da PF no município, Paulo Víbrio Junior. Na região, a corporação atende 63 municípios, que juntos somam 4,5 milhões de habitantes. Já a estadual de Campinas conta com 35, 7 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 152 programas de pós-graduação, além de contar com cerca de 1,9 mil docentes.


“Nós poderemos frequentar a Unicamp e a Unicamp a sede da Polícia Federal, o aeroporto e tudo isso para melhorar a segurança pública da região de Campinas”, aponta o delegado.


Para o reitor da Unicamp, o acordo vai ao encontro do papel da universidade pública de ajudar no dia a dia da sociedade. “É fundamental participar da sociedade de uma maneira geral, e a polícia é fundamental no país. Vamos pensar em treinamentos e cursos em conjunto”, afirmou o reitor.


De acordo com a Unicamp, o convênio anterior havia vencido e o novo acordo assinado nesta quarta-feira amplia as possibilidades de cooperação entre as duas instituições.


A implantação das aulas de capacitação para os agentes, por exemplo, não existia na antiga parceria. Entre as outras novidades, estão ainda programas de pós-graduação e pesquisa, além de acervo de arquivo físico e eletrônico.


"Temos a oportunidade de abrir nossa universidade para outras áreas de colaboração, não só na parte técnica de laboratórios, mas nos cursos de extensão universitária. Nós poderemos capacitar o corpo da Polícia Federal em diferentes frentes do conhecimento de cursos de especialização", explica o diretor executivo Extecamp da Unicamp, Celso Kazuyuki Morooka.


Uma das primeiras medidas já estudadas é capacitar os policiais em línguas estrangeiras, já que são eles os primeiros a ter contato com passageiros de outros países quando chegam ao país.


Em Campinas, entre os meses de janeiro e setembro de 2017, 397.560 passageiros de voos internacionais embarcaram ou desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos.


Para ler a matéria original clique AQUI


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069