Vídeos Fotos Notícias

14/11/2017 - 14:24:52

COMBATE À CORRUPÇÃO

Homenagens e debates com a sociedade marcam o I Simpósio de Combate à Corrupção em São Paulo

O evento, realizado nas Faculdades Integradas Rio Branco nos dias 09 e 10 de novembro, buscou dinamismo intercalando palestras com exposições e mesas de discussão

  • ADPF
  • Ascom

   

O I Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, realizado nos dias 09 e 10 de novembro, em São Paulo, foi marcado por debates sobre enfrentamento ao crime organizado e corrupção, bem como homenagens à personalidades jurídicas e da sociedade civil. Essa edição do evento foi uma realização da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Diretoria Regional de São Paulo, e já passou por capitais como Manaus (AM) e Salvador (BA).

 

Cerca de 250 pessoas, estudantes, representantes de instituições da segurança pública, defesa nacional, advogados, formadores de opinião, imprensa e sociedade civil, estiveram presentes nas Faculdades Integradas Rio Branco para assistir ao ciclo de palestras e debates por grandes estudiosos do tema.

 

O Presidente da ADPF, Dr. Carlos Eduardo Sobral, a Diretora Regional da Associação em São Paulo e coordenadora do simpósio, Dra. Tania Prado, participaram dos debates, que ainda contaram com a presença de outros Delegados Federais para discutir as dificuldades e propostas para o futuro da Polícia Federal e o bom desempenho de suas funções.

 

“Tivemos a grata surpresa de ser acompanhados por professores e autoridades de diferentes órgãos que foram assistir as palestras e se mostraram surpreendidos com os relatos feitos pelos colegas sobre falta de condições de trabalho e de efetivo dentro da Polícia Federal, coisas que estão afetando nosso dia-a-dia”, explica a Dra. Tania Prado.

 

O Presidente da Associação ainda ressaltou a importância do combate à corrupção e a necessidade de fortalecimento da PF. “Essa é a prioridade número um das instituições brasileiras porque é da corrupção que nascem outros grandes problemas nacionais. Para que isso seja possível, nada melhor do que o trabalho coordenado das instituições”, acrescentou.

 

Além dos debates sobre formas de se combater o crime organizado, o encontro teve entre seus temas centrais a autonomia da PF, regulamentada pela Proposta de Emenda Constitucional 412/09, e homenagens ao jurista Ives Gandra Martins (82 anos) além dos líderes de movimentos da sociedade civil organizada.

 

O professor Ives Gandra, após receber palavras de agradecimento e consideração do Delegado Federal Edson Garutti e da líder do Movimento Nas Ruas Carla Zambelli, ainda ministrou palestra sobre polícia judiciária, instituições de estado e a Constituição Federal.

 

Durante o evento também foi exibido um vídeo dedicado aos movimentos sociais que participaram de mobilizações, tanto nas ruas quanto no Congresso Nacional, pelo fortalecimento da Polícia Federal. “Esse foi um reconhecimento ao apoio que eles nos dão, em agradecimento à essas pessoas que dedicaram seu tempo e a sua energia à campanha da autonomia da PF”, celebra a Diretora da ADPF/SP.

 

O I Simpósio de Combate à Corrupção de São Paulo foi muito bem avaliado pelos participantes, que elogiaram o conteúdo das palestras e o formato do evento (que alternava mesas de debate com exposições e homenagens). A presença em grande número de estudantes e professores também demonstra o viés socioeducativo do evento e a preocupação da sociedade com o tema. 

 

Alguns dos participantes que não faziam parte da segurança pública relataram ter aprendido muito com o conteúdo. “Líderes de movimentos anticorrupção afirmaram que muito do que foi explicado nas palestras será utilizado nos seus discursos, principalmente em relação à autonomia da PF neste momento de mudança da instituição em que fica o receio de que o funcionamento da instituição possa ser mudado”, esclarece Dra. Tania Prado.

 

A Diretora Regional da ADPF em São Paulo se programa para a realização da segunda edição do simpósio, para o próximo ano, utilizando a experiência adquirida no evento. “Vamos fazer um planejamento para o ano que vem e vamos difundir mais o evento, com mais antecedência, para que as pessoas possam acompanhar, mesmo que à distância, e manter o sucesso desta edição”.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069