Vídeos Fotos Notícias

09/05/2018 - 11:40:20

OPERAÇÃO DA PF

Operação Prato feito investiga desvios de verbas da União para a merenda escolar

  • ADPF
  • Ascom

   

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (09), a Operação Prato Feito, para desarticular cinco grupos criminosos suspeitos de desviar recursos da União destinados à merenda em municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal.

 

A investigação, coordenada pela delegada federal Melissa Maximino Pastor, teve início em 2015, a partir de informação apresentada pelo Tribunal de Contas da União, que indicava possíveis fraudes em licitações de fornecimento de merenda escolar em diversos municípios paulistas.

 

De acordo com as apurações recentes, cinco grupos criminosos agiram em 30 municípios do país. O modus operandi da organização consistia em contatar prefeituras por meio de lobistas, para direcionar licitações de fornecimento de recursos federais para a educação destinados ao fornecimento de merenda escolar, uniformes, material didático e outros serviços.

 

Há indícios do envolvimento de 85 pessoas, sendo 13 prefeitos, 4 ex-prefeitos, 1 vereador,  27 agentes públicos não eleitos e outras 40 pessoas da iniciativa privada. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de fraude a licitações, associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, com penas que variam de 1 a 12 anos de prisão.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069