Vídeos Fotos Notícias

15/05/2018 - 15:04:06

EVENTOS

Especialistas discutem controle aduaneiro e investigação criminal em simpósio da ADPF

  • ADPF
  • Ascom


Os avanços tecnológicos no controle aduaneiro e na investigação criminal foram os temas abordados no período da manhã, durante o 1° Simpósio Internacional de Segurança Pública. O evento organizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) debate o uso das inovações tecnológicas no combate à criminalidade.

 

O primeiro painel, que abordou os “Avanços Tecnológicos no Controle de Fronteiras no Brasil”, contou com a mediação do Diretor Executivo da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), Douglas Rebouças de Almeida e a exposição da delegada federal Nelbe Ferraz, que é chefe da Divisão de Controle de Imigração e Segurança de Fronteiras da PF.

 

Segundo Ferraz, atualmente, o Brasil tem 32 pontos de fronteira terrestre, 41 postos em aeroportos, 79 portos fluviais e marítimos, 95 delegacias e 27 superintendências. Para ela, os mais de 150 postos e os modais diferentes tornam o desafio mais complexo.

 

Ainda assim, de acordo com ela, o uso de tecnologia tem trazido êxito para a PF no controle aduaneiro. Para exemplificar, a delegada apresentou vídeos interativos que mostram como os sistemas que analisam passaportes e fazem reconhecimento facial ajudam na analise de risco e no combate a atividades criminosas.

 

No segundo painel, o chefe do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, Brasilio Caldeira Brant, apresentou o Sistema Automatizado de Busca por Impressões Digitais (AFIS), que o órgão usa em Investigação Criminal.

 

Brant, que é papiloscopista, disse que a intenção é transformar o Sistema de AFIS para ABIS, versão que vai incluir multibiometria, acrescentando identificação facial. Assim como aumentar a capacidade de processamento e expandir a capacidade do banco de dados para 50 milhões de registros.

 

Em ambos os momentos, representantes de outros países trocaram experiências com os participantes. No primeiro painel, o vice-presidente global da Sponsored by Dahua, James Wang, da China, abordou meios de aprimorar a segurança nas fronteiras. E no segundo, o diretor executivo da CertiPath Jeff Nigriny, dos Estados Unidos, falou sobre gestão de identidade entre agências e como esta tecnologia ajudou o governo Americano a reduzir fraudes e aumentar a segurança da informação.

 

O segundo dia do 1° Simpósio Internacional de Segurança Pública está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A transmissão ao vivo do evento está sendo feita na página da ADPF no Facebook.

 

Veja fotos do evento


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069