Vídeos Fotos Notícias

15/05/2018 - 19:23:10

EVENTOS

Delegados federais apresentam soluções tecnológicas de combate à criminalidade

  • ADPF
  • Ascom

   

No momento em que o país passa por uma crise na área de segurança pública, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) reuniu cerca de 400 pessoas para discutir o uso da tecnologia no setor. Durante o 1° Simpósio Internacional de Segurança Pública, quatro painéis abordaram o uso de inovações tecnológicas no combate à criminalidade.

 

Os delegados federais Antônio de Pádua Vieira Cavalcante, de Pernambuco, e André Santos Costa, do Ceará, apresentaram sistemas que estão ajudando a combater a criminalidade em ambos estados.

 

André Santos, que é secretário de segurança pública do Ceará, apresentou aos participantes o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA), ferramenta que tem gerado grandes resultados no combate à mobilidade do crime na região.

 

Com o SPIA, de 2016 a 2017, o estado registrou uma redução de 30% no roubo de carros e um aumento de 43% no número de veículos recuperados. O delegado federal, que ajudou na implementação da ferramenta, disse que a tecnologia é o grande diferencial da Polícia em relação ao crime organizado.

 

Segundo André, da mesma forma que a polícia amplia o quadro de funcionários, armamentos e viaturas, o crime organizado também o faz. “Com a tecnologia, nós conseguimos monitorar os criminosos e saber onde eles estão. Mas eles não conseguem prever onde tem uma viatura da polícia, por exemplo,”, explicou o delegado.

 

Em Pernambuco, a tecnologia que tem feito a diferença é o sistema PE Conectado, que foi apresentado pelo delegado federal Antônio de Pádua Vieira Cavalcante, secretário de segurança pública do estado. O pacote é composto por serviços de telecomunicações que integra dados, voz e imagem.

 

Com o PE conectado, o número de celulares roubados tem caído consideravelmente. Em abril deste ano, por exemplo, houve uma queda de 32,82%. “É um modelo aparentemente simples, mas que traz resultados expressivos”, afirmou Cavalcante.

 

Além disso, no painel Inovações, especialistas apresentaram soluções tecnológicas que estão surgindo no mercado. Pedro Morgado, representante da Zerum, falou sobre Big Data e Inteligência Artificial. Jorge Luis Heller, diretor presidente da Smart Solutions, abordou a internet das coisas e Bruno Lima da Hikvision, tratou de Business Intelligence aplicada à Segurança Pública.

 

O evento que começou ontem (14), com a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, terminou hoje com a promessa de uma nova edição. “O simpósio foi de extremo sucesso. Ano que vem tem mais”, afirmou o idealizador do evento e diretor da regional da Associação no Distrito Federal, delegado federal Luciano Leiro.

 

Segundo ele, o Simpósio alcançou seu objetivo ao trazer para a discussão setores públicos e privados. “Essa integração é de suma importância para área”, afirmou Leiro. O presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, disse que toda a diretoria da entidade ficou satisfeita com os resultados do evento.

 

Veja fotos do evento


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069