Vídeos Fotos Notícias

15/06/2018 - 09:38:00

EVENTOS

ADPF promove palestra para aproximar delegados federais e universidade

  • ADPF
  • ascom

   

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal do Distrito Federal (ADPF-DF) promoveu, nesta quinta-feira (14), um evento para ampliar o diálogo entre os delegados federais e o meio acadêmico. Como palestrante, delegado federal Luciano Leiro - que também é diretor da regional da instituição -  destacou o papel da PF e a importância de aproximar a profissão e as universidades. “Nem sempre nas faculdades a gente tem professores que são delegados. E essa é a intenção. Incentivar que os colegas, cada vez mais, participem desse meio acadêmico e que os alunos possam também conhecer e admirar a carreira de delegado ”, explicou.

 

O delegado também enalteceu o amor e vocação pela Polícia Federal. Na avaliação dele, a dinâmica do trabalho é o que mais chama atenção no meio. “A Polícia é apaixonante. É uma profissão que quando a gente entra, é muito difícil sair. É muito dinâmico, são muitas atividades que a gente pode fazer. A gente tem uma rotatividade de funções muito grande.”

 

A segunda palestrante da noite, delegada federal Fernanda Costa, vice-diretora da regional DF da ADPF,  compartilhou as experiências vividas em 12 anos de atuação na polícia, além de reiterar o compromisso da instituição com a sociedade. “Eu trabalho em 60 casos distintos envolvendo todos os tipos de órgãos federais que vocês possam imaginar. O bom é falar de investigação puramente, dos casos concretos. Acho que é isso que traz esse fascínio pela Polícia Federal. A Polícia Federal tem um poder de admiração da população brasileira que é incrível. E eu tenho a honra de ser da Polícia Federal há 12 anos”.

 

À frente de investigações como a Operação Panatenaico - responsável por colocar ex-governadores do Distrito Federal atrás das grades - Fernanda Costa contou que, desde criança, já sonhava em ser policial. Hoje, ela é chefe de delegacia, investiga crimes de desvio de recursos públicos e é reconhecida pelos inquéritos que conduz. 

 

Na palestra, estiveram presentes o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, estudantes de direito, trabalhadores da área jurídica, além de professores e coordenadores dos cursos de direito do Projeção, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), Universidade Católica e União Pioneira de Integração Social (Upis). Também foi falado sobre os passos para se tornar um delegado federal, trâmite dos inquéritos, história do departamento e vocação dos profissionais.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069