Vídeos Fotos Notícias

17/07/2018 - 11:31:57

JURÍDICO

Advogados da ADPF emitem parecer jurídico sobre Regime de Previdência Complementar

  • ADPF
  • ascom

   

Próximo à data final para optar pela migração de regime previdenciário, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) solicitou ao escritório de advocacia Torreão Braz um parecer jurídico acerca das vantagens e das desvantagens referentes à adesão ao Regime de Previdência Complementar (RPC).  O prazo termina no dia 27 de julho.

 

Segundo o documento, o prazo para a migração de regime diz respeito, tão somente, à alteração da sistemática de contribuição previdenciária e à limitação dos proventos ao teto do RGPS.

 

“A adesão ao Funpresp-Exe, com a consequente definição do percentual de contribuição complementar, poderá se dar em momento posterior e os servidores poderão, inclusive, cancelar a inscrição ao Funpresp-Exe a qualquer momento.”, sinaliza o parecer.

 

A discussão a respeito da manutenção da paridade e da integralidade para os policiais atinge, especialmente, os servidores que ingressaram após a Emenda Constitucional  nº 41/2003, que trata de novas regras para quem entrar no serviço público após a promulgação da reforma da previdência.

 

“Embora a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) já tenham se posicionado pela manutenção do direito aos policiais, regidos por legislação específica (Lei Complementar nº 51/1985), a questão voltou recentemente à tona, por ocasião do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)  nº 5.039”, explica o parecer.

 

Leia o parecer na íntegra


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069