Vídeos Fotos Notícias

09/11/2018 - 15:55:41

OPERAÇÃO

Operação Capitu combate fraude em ministério e doação ilegal a políticos

  • ADPF
  • ASCOM

   

Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (9) a Operação Capitu, para desarticular uma quadrilha que atuava na Câmara dos Deputados e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Estão sendo cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária. 

 

Sob coordenação dos delegados federais Rodrigo Morais Fernandes e Mário Veloso, as apreensões estão sendo realizadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraíba e no Distrito Federal.

 

De acordo com as investigações, a quadrilha era formada por empresários e executivos de um grande grupo empresarial do ramo de processamento de proteína animal. Eles dependiam de normatizações e licenciamentos do ministério e teriam passado a pagar propina a funcionários do alto escalão do órgão em troca de atos de ofício. 

 

A PF também aponta o financiamento ilegal de campanha de um deputado federal, em troca de atendimento dos interesses corporativos da empresa investigada, no Ministério da Agricultura. 

 

Os crimes configurados são constituição e participação em organização criminosa, obstrução de justiça, falsificação de documentos, crime contra a ordem tributária, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. As propinas pagas aos agentes públicos e políticos estão estimadas em mais de R$ 22 milhões. Caso haja condenação, as penas podem variar de 3 a  120 anos de reclusão.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069