Vídeos Fotos Notícias

04/12/2018 - 11:46:14

EVENTO

Lançamento de livro do delegado Fabiano Emidio reúne classe jurídica em João Pessoa

  • ADPF
  • ASCOM

   

Conhecimento prático e teórico se alinharam na elaboração do livro “Lavagem de Dinheiro e Paraísos Fiscais - A captura da economia pelo crime organizado”, do delegado federal Fabiano Emidio. Lançado dia 27 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, a apresentação da obra superou as expectativas do delegado, com cerca de 200 pessoas e a comunidade jurídica em peso presente.

 

Fabiano comemorou o êxito do evento.  “O lançamento foi um sucesso absoluto, muito bem prestigiado. Teve a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, diversos desembargadores com atuação criminal, um grande número de juízes federais da seção judiciária, o procurador-geral de Justiça da Paraíba. A comunidade jurídica em peso prestigiou”, reitera Emidio. 

 

O livro, publicado pela Editora Lumen Juris, tem 156 páginas e é resultado da experiência de Fabiano como delegado federal e da dissertação de mestrado em direito econômico, concluído no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

 

O autor descreve a temática da obra. “Trata da relação entre lavagem de dinheiro e paraísos fiscais. Muito se fala sobre isso, mas, na doutrina, ainda pouco se fala da relação entre a lavagem e os paraísos fiscais. O que se nota, cada vez mais, é que eles [os paraísos fiscais] são verdadeiros refúgios de dinheiro de origem ilícita.”

 

O delegado ainda agradece o apoio da ADPF no desenvolvimento do trabalho. “A ADPF teve um papel fundamental tanto na divulgação como na ajuda com a edição do livro. Só tenho a agradecer.”

 

Delegado de Polícia Federal há dez anos, Fabiano Emidio é professor de direito penal e processo penal em cursos de graduação e pós-graduação de faculdades particulares em João Pessoa. O delegado também ministra aulas no curso de preparação da Escola Superior da Magistratura (Esma), na Escola Superior do Ministério Público da Paraíba e na Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Na Paraíba, ainda  comandou a Operação “Xeque-Mate”, que desarticulou um esquema criminoso que funcionava na prefeitura e na câmara municipal de Cabedelo, e presidiu investigações relativas à Operação Lava Jato no estado.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069