Vídeos Fotos Notícias

13/12/2018 - 19:03:44

OPERAÇÃO

Polícia Federal deflagra quinta fase da Operação Registro Espúrio

  • ADPF
  • ASCOM

   

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13) a quinta fase da Operação Registro Espúrio, com o objetivo de aprofundar as investigações a respeito de uma organização criminosa que atua em fraudes e desvios relacionados a registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho.

 

Nesta etapa, o foco continua sendo o desvio de valores da Conta Especial Emprego e Salário – CEES, por meio de pedidos fraudulentos de restituição de contribuição sindical. As investigações, coordenadas pelo delegado federal Leo Garrido de Salles Meira, comprovam, a partir da análise e cruzamento de dados coletados, que foram desviados mais de R$ 12 milhões da Conta Especial Emprego e Salário.

 

Segundo o delegado Leo Garrido, a quadrilha arregimentava federações e confederações interessadas na obtenção fraudulenta de restituições de contribuição sindical. Os pedidos feitos pelas entidades sindicais eram analisados e deferidos indevidamente por membros do próprio grupo (ocupantes de cargos estratégicos no Ministério do Trabalho), que recebiam como propina um alto percentual dos valores pagos.

 

A autoridade policial acrescenta que, para viabilizar a empreitada criminosa, o grupo arregimentou um consultor jurídico do Ministério do Trabalho – cujo afastamento do cargo foi determinado pelo STF -, efetivando, ainda, a nomeação, no final do ano passado, de um membro da quadrilha para exercer o cargo de Superintendente Regional do Trabalho no Distrito Federal, com o fim de deferir, de forma irregular, os pedidos de restituição protocolizados na capital federal.

 

Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão - expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - em Brasília, Goiânia, Anápolis e Londrina. Os investigados irão responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069