Vídeos Fotos Notícias

31/12/2012 - 17:21:09

NO CONGRESSO

Remédios falsificados na mira da Polícia Federal

Projeto prevê pena específica para o crime de integrar organização criminosa e regulamenta a colaboração premiada e a infiltração de agentes

  • Revista Prisma
  • Com informações da Agência Senado e da Agência Câmara

   

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (14) projeto que inclui a falsificação de medicamentos e sua venda, inclusive pela internet, na lista de crimes de repercussão interestadual e internacional passíveis de investigação pela Polícia Federal (PF).


O autor do projeto, senador Humberto Costa (PT-PE), explica que a PF enfrenta dificuldade para investigar a falsificação de remédios e a venda dos mesmos por não haver previsão legal para ação do órgão no combate a esses delitos, dentro de sua esfera de competência.


Para acabar com a dificuldade, o senador quer incluir na Lei 10.446/2002, como atribuições da PF, a investigação da prática de “falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, e a venda, inclusive pela internet, o depósito ou a distribuição do produto falsificado, corrompido, adulterado ou alterado”.


O autor do projeto argumenta que a Polícia Federal tem enfrentado um “cenário de incerteza jurisprudencial” sobre a competência para investigação desses crimes desde que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu só reconhecer o interesse da União quando houver indícios de delito internacional.


O relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), observou que a globalização de mercados e os acordos de livre comércio entre países têm resultado no aumento da oferta de produtos falsificados.


Ele ressalta que a falsificação de medicamentos representa uma ameaça à saúde da população, pois os produtos, “mesmo que contenham o princípio ativo correto (algumas vezes, em subdoses), podem também conter substâncias potencialmente fatais e que podem colocar em perigo a vida das pessoas”.


Em seu voto favorável, Inácio Arruda lembrou que a Polícia Federal está capacitada para investigar esses crimes, especialmente pelos serviços de alfândega e fiscalização que já realiza. Para o senador, o órgão poderá identificar as fontes das falsificações e frear a distribuição dos remédios adulterados, mesmo quando isso é feito internet.


No debate, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) alertou para a gravidade da falsificação de medicamentos e apoiou a medida proposta por Humberto Costa. Ao também apoiar a proposta, o senador Pedro Taques (PDT-MT) apontou a possibilidade de o projeto gerar dúvidas quanto à competência criminal na apuração desse tipo de crime, se da Justiça federal ou estadual.
O relator informou, no entanto, que a proposta conta com a concordância do Ministério da Justiça e da Polícia Federal.


Para o diretor de Prerrogativas da ADPF e chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, Carlos Eduardo Miguel Sobral, “a falsificação e a venda ilegal de medicamentos são extremamente perversas. Aproveita-se do desespero, da doença, da angústia e da dor para se causar ainda mais sofrimento em troca de alguma vantagem econômica”.


De acordo com o delegado, a internet está sendo utilizada como meio de propagação desta mazela. Para Sobral, a proposta de alteração legislativa vem em momento muito oportuno para permitir à Polícia Federal que também atue no enfrentamento deste problema, somando esforços às Polícias estaduais.


Após a publicação da nova lei, a PF estará autorizada a dedicar toda sua força e estrutura em proveito da saúde pública e proteção do cidadão contra o comércio ilegal de medicamento promovido na rede mundial de computadores.


O projeto foi aprovado em decisão terminativa na CCJ e, se não for apresentado recurso para votação em Plenário, pode seguir diretamente para exame pela Câmara dos Deputados.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069