Vídeos Fotos Notícias

30/12/2012 - 17:56:28

PF EM AÇÃO

Confira a atuação da Polícia Federal no último trimestre

  • Revista Prisma
  • Da Redação


Acre
CARDÁPIO COM COCAÍNA
A Polícia Federal prendeu em flagrante uma boliviana que tentava despachar cocaína escondida em mercadorias, em Rio Branco-AC. Os policiais encontraram a droga impregnada em 40 cardápios de restaurantes e em uma apostila de estudo, totalizando uma quantidade bruta de aproximadamente 2 quilos. Apenas no ano de 2012 foram realizadas quinze apreensões de drogas que seriam enviadas pelos Correios, resultando em duas prisões em flagrantes. A estrangeira foi indiciada por tráfico de drogas e poderá ser condenada à pena de reclusão de 5 a 15 anos e multa.

Amazonas
FALSIFICAÇÃO DE ATESTADO MÉDICO
A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em residências e dois mandados de condução coercitiva. As diligências visam combater a falsificação e comercialização de atestados médicos falsos, que eram apresentados em entidades públicas e privadas para abonar ausências injustificadas de servidores e empregados em Manaus/AM. Dois homens, sendo um auxiliar em enfermagem, aposentado e um técnico em fisioterapia foram presos em flagrante. Foram também indiciadas outras quatro pessoas por crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso.

Tocantins
OPERAÇÃO TURUNA
A PF desarticulou uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. Cinquenta policiais federais do Tocantins, Maranhão e Pará atuaram na ação. Para lavar o dinheiro, uma extensa rede de postos de combustível se utilizava do esquema denominado transbordo, em que a bomba de combustível é colocada diretamente no local de entrada do produto do tanque subterrâneo fazendo com que seja registrada a saída do combustível sem nenhuma venda efetuada.

Rondônia
OPERAÇÃO VÓRTICE
A PF deflagrou operação com o objetivo de desarticular organização criminosa que agia no Poder Executivo Municipal de Porto Velho ao promover fraudes em licitações municipais milionárias. A PF deu cumprimento a18 mandados de prisão, 31 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de afastamento de cargo público. Estima-se que os valores das licitações sob investigação giram em torno de R$ 100 milhões.

Roraima
OPERAÇÃO TABULEIRO
A Polícia Federal,  juntamente com o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desencadeou a primeira fase da Operação Tabuleiro, com o objetivo de reprimir a caça ilegal de quelônios na região do Baixo Rio Branco. Quatro pessoas foram presas.
A caça para suposta subsistência também contribui para o risco de extinção, pois embora capturados em menor quantidade, ainda é muito difundida na região. O início da operação coincide com o momento que as tartarugas estão “assoalhando”, ou seja, escolhendo os melhores bancos de areia, também conhecidos como tabuleiros, para desovar.

Dos 378 quelônios resgatados pela operação, 115 pesavam de 50 a 65 quilos e se estima que tinham mais de 100 anos de idade. Estes quelônios adultos podem desovar de 100 a 150 ovos, uma vez por ano e são responsáveis por manter em níveis equilibrados a população das tartarugas da Amazônia na região do Baixo Rio Branco.

O caçador profissional de quelônios está sujeito a ser autuado administrativamente pelo Ibama e ser preso em flagrante por crime contra a fauna e formação de quadrilha, cujas penas somadas chegam a seis anos de reclusão. Aqueles que apreciam carnes de animais silvestres e adquirem o produto no mercado negro estão sujeitos as penas do delito de receptação, que podem chegar a quatro anos de reclusão.

Pará
OPERAÇÃO FONTE SECA
A PF desencadeou operação para combater o desvio de recursos públicos no Pará. Noventa policiais federais deram cumprimento a 23 mandados de condução coercitiva e 46 mandados de busca e apreensão. O objetivo da ação foi desarticular uma quadrilha supostamente comandada pelo prefeito municipal de Redenção, investigado pelo desvio de recursos públicos federais, licitações fraudadas, contratos firmados entre a administração municipal e empresas de fachada, tudo com a participação de empresários e políticos.

Amapá
OPERAÇÃO DIS PATER
A PF deflagrou operação com o objetivo de identificar e colher provas a respeito de organização criminosa estabelecida na Secretaria de Estado de Saúde do Amapá, para desviar verbas do Sistema Único de Saúde. A investigação teve início há três anos e constatou-se que a quadrilha teve origem no esquema criminoso desvendado pela Operação Sanguessuga.

Paraíba
OPERAÇÃO SQUADRE
A PF desencadeou a operação Squadre – alusão à Squadre d’azione Mussolini, grupo paramilitar da época do fascismo italiano -, na qual cerca de 400 policiais cumpriram 42 mandados de prisão, 23 dos quais em desfavor de policiais civis e militares e agentes penitenciários, além de 11 conduções coercitivas e 19 mandados de busca e apreensão. Foram ainda lavrados 16 flagrantes por porte/posse ilegal de armas e munições de calibres diversos. A operação desarticulou grupos de milicianos, compostos por integrantes das Polícias Civil e Militar locais e particulares, que atuavam em todo o estado. Dentre os crimes praticados pelas milícias estão: segurança privada clandestina, tráfico ilícito de armas, lavagem de dinheiro, extorsão, corrupção e a atuação de um grupo de extermínio.

 

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069