Vídeos Fotos Notícias

28/02/2012 - 14:50:23

PANORÂMICA

Juiz que combateu máfia italiana defende autonomia para polícia judiciária

  • Revista Prisma
  • Com informações da Agência Brasil

   

Durante passagem pelo Brasil, o juiz italiano Roberto Scarpinato afirmou que a polícia judiciária brasileira precisa de autonomia para enfrentar a criminalidade organizada.

 

Scarpinato ficou conhecido pela Operação Mãos Limpas, que debilitou a máfia italiana e fez entrar em colapso um esquema de fraudes no sistema partidário do país. O magistrado afirmou que, diferentemente do que ocorre no Brasil, na Itália a atuação da Polícia Judiciária é independente, com o controle feito pelo Judiciário e não pelo Executivo.

 

No Brasil, as atribuições de Polícia Judiciária são de competência das polícias Civil, subordinadas ao Poder Executivo dos estados, e da Federal, comandada pelo Executivo Federal.

 

Para conter a criminalidade organizada na Itália, Scarpinato juiz que combateu máfia italiana defende autonomia para polícia judiciária destaca a criação de um corpo de magistrados e de uma polícia altamente especializados, assim como a elaboração de uma legislação apropriada. “

 

Não se pode combater o crime organizado com as mesmas leis e as mesmas regras que valem para uma associação delinquencial simples, como quadrilhas e bandos, por exemplo. Para se combater um cancro, não se pode usar o mesmo remédio para se combater um problema estomacal comum”, comparou.

 

Além de penas mais rigorosas, o regime de detenção também é diferenciado para o crime organizado na Itália. Segundo o magistrado, não há visitas íntimas e o contato com o mundo exterior ao presídio é reduzido. Todas as conversas entre presos e visitas, com exceção dos diálogos com os advogados, são gravadas.

 

 

|APROVADO. Scarpinato visitou a Unidade de Polícia Pacificadora do morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, e elogiou a iniciativa brasileira


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069