Vídeos Fotos Notícias

30/09/2012 - 09:55:54

SEMINÁRIO

Delegados debatem direto penal e processual penal na Paraíba

Evento realizado pela Diretoria Regional da ADPF no estado reuniu especialistas da área para discutir temas da atualidade sob a ótica da atuação policial

  • Revista Prisma
  • Aline Sayuri e Elijonas Maia

   

Em setembro, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizou o I Seminário de Direito Penal e Processual Penal, em João Pessoa, na Paraíba. Entre os palestrantes estavam delegados, magistrados, juristas e especialista da área que discutiram as novas perspectivas da persecução penal no Brasil.

A palestra inaugural foi com o professor Nestor Távora, que falou sobre a nova lei de prisões, defendendo as várias atribuições dos delegados com relação a juízos de valor em investigações. A abertura contou com a presença de mais de 600 pessoas.

De acordo com o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, os delegados federais possuem muito a contribuir com o debate. “Além da formação jurídica,os delegados vivenciam o Direito Penal e Processual Penal na prática, sendo o primeiro agente do Estado a se deparar com o fato supostamente criminoso”,afirmou o dirigente.

Já o diretor-regional da ADPF na Paraíba e organizador do evento, Fabiano Emídio Martins,ressaltou que este é um evento único e difícil de encontrar, com o debate focado na investigação criminal, sobretudo na atuação dos delegados da PF.

O segundo dia de debate contou com cinco painelistas, sendo três delegados federais. Pela manhã, o delegado Jorge Barbosa Pontes abordou o tema “Atuação da Interpol e trabalho cooperativo policial internacional”.

Durante a tarde, palestraram a delegada Carolina Patriota, com o tema “A proteção a testemunhas ameaçadas como ferramenta de desarticulação do crime organizado”, e o delegado Matheus Rodrigues com “O crime organizado no contexto da operação Monte Carlo”. Ainda nesse dia,palestraram o doutor em Direito Processual Penal Fábio Bechara e o juiz federal Hélio Ourém.

No último dia de evento, os delegados federais Vanessa Souza e o Gustavo Schneider  foram dois dos cinco painelistas que se apresentaram. Ainda participaram nesse dia a desembargadora federal Margarida Cantarelli, o juiz de Direito TJ/RN José Herval Sampaio e o mestre em Direito Penal Alexandre de Moraes.

O evento contou com ampla cobertura da mídia, com dirigentes da ADPF em entrevista na CBN, TV Cabo Branco, Jornal da Paraíba, Rádio, TV e Jornal Correio.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069