Vídeos Fotos Notícias

31/07/2013 - 18:03:57

EVENTOS

ADPF promove encontros com associados nos estados.

Maranhão, Rio Grande do Sul, Piauí e Pernambuco realizaram eventos no último trimestre com o objetivo de integrar a categoria

  • Revista Prisma
  • Da Redação

   

Em continuidade à meta de colaborar com a integração e capacitação profissional dos filiados, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizou mais uma série de eventos nos últimos meses. As atividades ocorreram em diversos estados do Brasil.

 

|MARANHÃO. Em março, entre os dias 8 a 10, foi realizado o I Encontro Estadual dos Delegados de Polícia Federal no Maranhão. O evento ocorreu em Barreirinhas/MA. Na oportunidade a ADPF debateu os desafios que Polícia Federal precisa enfrentar. O diretor regional da ADPF/MA, David Farias de Aragão, afirmou que o evento foi idealizado para promover a integração entre os associados de todo o Estado, juntamente com suas famílias, e estimular o debate sobre questões de interesse da categoria.
 

O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, participou ainda da abertura do I Ciclo de Palestras do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior, em São Luís/MA. O tema da palestra ministrada por Ribeiro foi “A carreira de Polícia Federal no Brasil”.

 

|RIO GRADE DO SUL. Na cidade de Santana do Livramento, entre os dias 5 e 6 de abril, foi realizado o III Encontro dos Delegados de Polícia Federal do Rio Grande do Sul.
 

Um dos palestrantes desse encontro foi o delegado Leonei Moura de Almeida, o qual apresentou a problemática da falta de critérios mais uniformes entre as diferentes unidades descentralizadas da Polícia Federal na hora da concessão de porte de arma de fogo. Ele apresentou um formulário padrão para guiar os delegados e demais servidores que atuam na área do Sistema Nacional de Armas.
 

O diretor regional da ADPF/RS, Sérgio Busato, apontou o significativo percentual de armas com registro vencido no Rio Grande do Sul, algo aproximado à 55%. “Chegamos à conclusão da necessidade urgente de campanha para esclarecimento da população gaúcha a respeito da necessidade de renovação do registro ou entrega da arma de fogo”, declarou.
 

No segundo dia do evento, o presidente da ADPF proferiu uma palestra sobre a Polícia Federal que o Brasil quer. “É preciso reconhecer a necessidade de reestruturação do órgão e da carreira. A definição de um perfil profissional para o provimento de cargos e a criação de novas unidades e chefias na Polícia Federal. Além disso, urge investir na capacitação profissional”, afirmou Ribeiro.

 

|PIAUÍ. Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a ADPF/PI realizou o seu I Encontro Estadual dos Delegados de Polícia Federal do Piauí. O evento ocorreu no município de Luís Correia. Na oportunidade, o presidente da ADPF foi entrevistado pelo programa Bom Dia Piauí e na Rádio Clube. O dirigente falou sobre a Polícia Federal que o Brasil espera ver consolidada para o enfrentamento da criminalidade organizada do século XXI. Neste mesmo período, o então superintendente da Polícia Federal do Piauí, delegado Nivaldo Farias, participou de debate sobre a PEC-37 na OAB.
 

Para o diretor regional da ADPF/PI, Carlos Alberto Ferreira do Nascimento, “o evento teve por objetivo promover a integração dos associados e familiares, robustecendo o vínculo profissional e pessoal”.

 

|PERNAMBUCO. Durante os dias 5 a 7 de julho a ADPF/PE promoveu o I Encontro de Delegados de Polícia Federal em Pernambuco, na cidade de Gravata. Os 30 associados presentes participaram de palestras e cursos nos três dias do evento, além de desfrutarem de momentos de lazer e confraternização.
 

No primeiro dia do encontro foi realizada a palestra “Como Falar com a Imprensa”, ministrada pelo professor e especialista em gestão de crise João Forni.
 

De acordo com o diretor regional da ADPF em Pernambuco, Daniel Silvestre, o tema sempre despertou interesse dos associados. “O professor abordou pontos importantes na relação entre a fonte e a imprensa e dicas de como o delegado pode lidar com isso, principalmente em situações de crise. Além disso, também mostrou as vantagens de um bom relacionamento com a mídia, para que a sociedade possa conhecer o trabalho desempenhado pela nossa carreira”, explicou.
 

No segundo dia, os associados tiveram uma palestra sobre o programa de segurança pública “Pacto pela Vida” ministrada pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, o delegado de Polícia Federal Wilson Damázio.
 

O diretor da ADPF Pernambuco concluiu que o resultado do encontro superou suas expectativas. “Foi excelente. Os associados participaram ativamente das palestras, absorveram as informações passadas e discutiram os rumos da categoria, além de esclarecerem dúvidas com o presidente Marcos Leôncio”, disse Daniel Silvestre.

 

|AGENDA NOS ESTADOS. Além de participar dos encontros realizados no Maranhão, Rio Grande do Sul, Piauí e Pernambuco, o presidente da  ADPF esteve reunido com os associados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sergipe, para ouvir as demandas locais.
 

No Rio Grande do Norte e em Alagoas, Marcos Leôncio participou de debates sobre a investigação criminal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Faculdade Estácio de Alagoas, e concedeu entrevista à imprensa local. Na Paraíba e em Sergipe participou de eventos das Diretorias Regionais com os associados e autoridades locais.

 

|VIDEOCONFERÊNCIAS. Além dos encontros presenciais, a ADPF realizou videoconferências com os associados de todos os 27 Estados da Federação. Mais de 200 associados, em especial das delegacias do interior, participaram dos encontros online, promovidos para falar sobre as estratégias legislativas e de comunicação da entidade.

 

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069