Vídeos Fotos Notícias

30/09/2013 - 01:51:00

ELEIÇÕES 2013

Saiba como será a votação na ADPF

Auditor explica as novidades do processo de 2013

  • Revista Prisma
  • Da Redação

   

No próximo dia 10 de outubro, os associados à Associação Nacional dos Delegados de Polícia federal (ADPF) elegerão os dirigentes da entidade para a gestão 2014-2015. Pela primeira vez na história da ADPF, a votação também poderá ser eletrônica, para atender à mudança estatutária realizada em 2012.

Para garantir que tudo transcorra em ordem, as eleições serão auditadas pelo perito Fernando de Pinho Barreira, da empresa The Perfect Link Auditoria. Confira a entrevista:


|Explique como será o processo de votação nestas Eleições? O que muda com relação ao processo anterior?
A primeira mudança é quanto à praticidade e modernidade do processo eleitoral. Isto para o votante - que pode registrar o seu voto de qualquer lugar do país e até do exterior, a partir de computadores, notebooks ou smartphones conectados à Internet - e para a mesa eleitoral, que percebe a apuração com muito mais rapidez e segurança.


|O processo eleitoral será auditado? De que forma?
O processo eleitoral, em sua totalidade, é auditado. São verificados não somente o sistema de votação e os computadores em que eles estão instalados, mas também os procedimentos administrativos e técnicos envolvidos no processo eleitoral. É realizada uma auditoria prévia, que fixa os requisitos que devem ser cumpridos e serão verificados antes e durante a votação. É também realizada a auditoria on-line durante toda a votação, em que se assegura que ninguém - nem mesmo a auditoria - tenha acesso à qualidade do voto, que a votação não registre interrupções, ou tentativas de acesso indevidas, além da sua perfeita disponibilidade durante todo o período.

 

|Qual é a empresa responsável pela votação eletrônica? Há possibilidade de fraude?
A empresa que fornecerá o sistema de eleições é a IncorpTech Informática, empresa que já tivemos a oportunidade de auditar em outros processos eleitorais, sem nenhum pedido de impugnação registrado. Não há possibilidade de fraude, pois a auditoria exige a implantação de tecnologias de proteção diversas no sistema, testa este sistema e os recursos de TI (provedores, servidores, conexões de Internet) e cria procedimentos e garante que será a versão testada que será utilizada na votação, além de acompanhar o processo eleitoral na íntegra. Qualquer tentativa de acesso não autorizado é bloqueada e registrada. É um processo muito mais seguro que a utilização de urnas eletrônicas.

 

|O associado ainda poderá votar pelos Correios? O que ele deve fazer se não receber a cédula?
Sim, o associado poderá votar pelos correios, muito embora, pela minha experiência, a facilidade proporcionada pela votação eletrônica acaba por ser a opção de praticamente todos os votantes. O associado receberá a cédula juntamente com as instruções eleitorais para votação eletrônica ou pelo correio, a partir do dia 25/08/13. Caso não receba a carta com as instruções para votação e a cédula, deve contatar a Mesa Eleitoral (mesa@adpf.org.br).

 

|O associado ainda poderá votar na Diretoria Regional?
Sim, o associado poderá votar na Diretoria Regional com o computador disponibilizado no local, com acesso ao sistema de votação. Convém lembrar, no entanto, que em nada difere a votação por meio do computador na diretoria regional que o acesso realizado de seu próprio computador.

 

|Como o associado deve fazer para participar da votação eletrônica? Será enviada alguma senha?
O envio de cédula, instruções para votação e senhas é feito em uma só remessa. Nessa correspondência estarão todas as informações necessárias para que o associado possa participar em qualquer uma das duas opções de votação. Segue nela uma senha provisória e um link de Internet que o eleitor deve utilizar para trocar a senha por uma definitiva de sua escolha, sendo esta nova senha criada pelo eleitor aquela que será utilizada para a votação.

 

::COMO VOTAR

 

O associado pode optar pelo voto eletrônico ou por via postal.
As cédulas para o voto postal já foram enviadas. Se esta for a sua opção, lembre-se de devolver o envelope até 30/09/2013, para dar tempo de ser contabilizado pela Mesa.
Se a opção for pelo voto pela Internet, com a senha provisória já enviada pelos Correios, acesse a página www.eleicaonet.com.br/adpf e troque esta pela senha definitiva. No dia 10 de outubro, acesse este mesmo endereço para votar.
Evite trocar a senha no dia da eleição. Faça isso o quanto antes para não ter contratempos.

O voto pela Internet tem prioridade sobre o voto postal. Se você enviar a cédula pelos Correios e, no dia 10 de outubro, votar pela internet, apenas o voto eletrônico será contabilizado.

Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade informe para mesa@adpf.org.br.

Para saber mais sobre os integrantes e propostas da Chapa 1, clique aqui. Para saber mais sobre os integrantes e propostas da Chapa 2, clique aqui.

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

Leia Mais

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069