Vídeos Fotos Notícias

30/09/2013 - 02:00:00

EDITORIAL

Em torno de causas sociais

  • Revista Prisma
  • Marcos Leôncio Sousa Ribeiro/Presidente da ADPF

   

Mais do que uma organização preocupada com os assuntos de sua categoria, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) consolida-se como um ator de referência em temas sobre segurança pública e Polícia Federal.

Hoje em dia, não dá mais para ficar fechado em torno de si mesmo. Além dos assuntos classistas, é preciso o engajamento com causas sociais. Uma organização associativa-sindical precisa ter compromisso e se posicionar sobre as grandes causas que mobilizam o país.

A Associação está em campanha, ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) pela aprovação de projeto de iniciativa popular de reforma política. O sistema eleitoral atual é uma das principais causas de corrupção no país. A reforma política precisa ser enfrentada para corrigir uma série de distorções que lá na frente acabam se transformando em assunto de polícia.

Pela sua formação jurídica e vivência investigativa prática, os delegados de polícia federal estão se tornando profissionais cada vez mais requisitados em palestras, conferências e para auxiliar nas atividades de comissões parlamentares de inquéritos ou em audiências públicas sobre temas afeitos ao trabalho da Polícia Federal.

A ADPF dá a sua colaboração incentivando a participação dos delegados e contribuindo na formação dos quadros. Ao longo desta gestão, foram realizados mais de 50 eventos jurídicos em todas as regiões do país. A ADPF já ofereceu palestras em media training em cinco estados e prepara oficinas de comunicação para ser ministradas em 2014, junto com o VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, no Espírito Santo.

Foi-se o tempo em que a atuação de uma entidade de classe pautava-se apenas por salários e justas condições de trabalho. Hoje, a gama de atuação é muito maior. E a categoria precisa estar preparada para interagir com os Poderes constituídos, a sociedade e a imprensa.

Boa leitura!


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069