Vídeos Fotos Notícias

30/09/2013 - 01:45:00

PF EM AÇÃO

Vant da Polícia Federal auxilia na apreensão de drogas na fronteira

  • Revista Prisma
  • Da Redação

   

A Polícia Federal foi a primeira força policial no mundo a dispor do sistema Vant, veículos aéreos não-tripulados capazes de voar por 37 horas ininterruptas, cobrindo mais de 1.000 km, fotografar e filmar objetos e pessoas no solo com nitidez, de uma altura que pode chegar a 30 mil pés (10 km).

O delegado Adriano Mendes Barbosa assumiu a chefia da DINPO/DIP, que comanda o Vant na Polícia Federal. Ele afirma que “o Vant já está voando, operando e obtendo resultados”.

Com mais de 23 mil quilômetros de fronteiras, é impossível imaginar cobrir todo a extensão sem ajuda de tecnologia, sendo o Vant um reforço fundamental no combate à criminalidade.
 

Em outubro, o veículo aéreo não tripulado da Polícia Federal auxiliou na apreensão de um carregamento de 1,5 tonelada maconha que entrou no Brasil pelo Lago de Itaipu.

Segundo a assessoria de imprensa da PF em Foz do Iguaçu, o comando da base do Vant em São Miguel do Iguaçu, a 45 km da tríplice fronteira, identificou uma movimentação estranha próxima ao reservatório por volta das 15h. Equipes de policiais foram até o local por estradas da região e também pelo lago.

Atualmente, a Polícia Federal conta com um Sisvant - Sistema de Veículos Aéreos não Tripulados, o qual é composto por duas aeronaves. Está sendo feita a aquisição de mais um sistema, com mais duas aeronaves.

De acordo com o delegado Barbosa, o Sisvant é um instrumento de inteligência policial. Seu objetivo é prover apoio de vigilância e monitoração de alvos que são investigados pela Polícia Federal, sendo isso nas mais diversas áreas da Polícia, como por exemplo, tráfico de drogas, apreensões, patrulhamento de fronteiras e cobertura de grandes eventos, sendo este último o foco atual da Polícia.

 

A equipe está indo para o Rio de Janeiro, em novembro deste ano, para testar o Sisvant em uma área urbana e se preparar para eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069