Vídeos Fotos Notícias

31/12/2013 - 10:30:42

MAIS MÉDICOS

Academia nacional de polícia recebe participantes do programa mais médicos

Instituição abrigou 556 médicos estrangeiros para a segunda fase da iniciativa do Governo Federal.

  • Revista Prisma
  • Da Redação

   

IMAIS MÉDICOS

 

Em novembro, cerca de 550 médicos cubanos participaram, na Academia Nacional de Polícia Federal (ANP), da segunda fase do segundo ciclo dos treinamentos oferecidos pelo Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos. A iniciativa tem como objetivos aumentar o número de médicos em atividade no Brasil, garantir o investimento em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde, além de melhorar a distribuição de médicos pelo país, a fim de levá-los às regiões onde há escassez e ausência desses profissionais.

Atualmente, o Brasil possui 1,83 médicos a cada mil habitantes. Esse índice é inferior à média considerada boa pelo Governo Federal, que é de 2,7 médicos a cada mil habitantes, mesma proporção utilizada no Reino Unido. Cuba lidera o ranking mundial, com média de 6,7 médicos por habitantes, chegando a possuir, em algumas regiões do país, um médico a cada 170 habitantes.

Esses dados, divulgados por uma pesquisa realizada pelo IPEA, em 2011, confirmou também a má distribuição de médicos pelo Brasil. O Distrito Federal é o estado que melhor índice possui, são 3,46 médicos para cada mil habitantes. A pesquisa mostra também que 22 estados estão abaixo da média nacional e cinco deles possuem menos de um médico a cada mil habitantes.

Com esses números, o Governo Federal instituiu o programa Mais Médicos. Atualmente, 3.663 profissionais participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.844 estrangeiros. Os médicos que já passaram pelo primeiro ciclo de treinamentos atendem mais de mil municípios e 19 distritos de saúde indígenas, sendo a maioria deles localizado nas regiões Norte e Nordeste do país.

O programa atinge hoje 12,6 milhões de brasileiros. Com mais 3 mil médicos cubanos, que hoje estão em período de treinamento do segundo ciclo, a expectativa é que o programa beneficie cerca de 23 milhões de pessoas ainda no primeiro ano.

Os médicos participantes do programa recebem uma bolsa-formação do Governo Federal no valor de R$ 10 mil por mês, além de uma ajuda de custo para sua instalação no país. Ao aderir ao programa, os municípios ficam responsáveis por moradia e alimentação desses profissionais durante todo seu tempo de permanência.

Cinco capitais participam da segunda fase do programa: Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Vitória e São Paulo. Na Capital Federal são 1.872 médicos que realizam o módulo de acolhimento. Desses, 556 encontram-se nas instalações da Academia Nacional de Polícia.

|HISTÓRIAS. O cubano Emílio Fleitas faz parte desses médicos que recebeu treinamento sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa na ANP. Para o médico formado há 20 anos, esse programa permite que o país consiga atualizar o sistema de saúde por meio da experiência dos médicos de outros países. “O trabalho que será realizado aqui no Brasil é muito similar ao que eu fazia em Cuba, de atender as comunidades”, comenta Emílio.
Barbara Morgado, formada há 10 anos, também comentou sobre o exemplo do sistema de saúde cubano. “Vamos ajudar a construir esse novo conceito de saúde no Brasil, de saúde para todos, como em Cuba”, diz a participante do programa.

Morgado conta que começou a se preparar ainda em seu país. Lá, ela fez dois cursos de português com professores brasileiros e isso a ajudou na adaptação ao Brasil e na sua aprovação no programa, já que é necessário dominar a língua nacional para dar continuidade às etapas do projeto.
O coordenador nacional do programa Mais Médicos, Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, afirma que a ANP tem sido de extrema importância para o desenvolvimento das atividades do Mais Médicos.

“A Academia Nacional de Polícia tem oferecido esse apoio para os médicos, para que possam se dedicar a essa etapa do programa da melhor forma possível”, afirma o coordenador do programa.

|EXPANÇÃO. Além da vinda de médicos estrangeiros para suprir a demanda de profissionais na área, o programa Mais Médicos tem como objetivo o investimento em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde e a capacitação e formação de novos médicos no Brasil.

Em todo o país será investido, até 2014, R$ 15 bilhões para melhoria em infraestrutura dos serviços de saúde. Serão abertas mais de 11 mil novas vagas de graduação, até 2017, além de 12 mil novas vagas de residência médica. Outra novidade que o governo pretende implantar é que, além do tempo mínimo obrigatório de 7.200 horas/aula na universidade e a residência médica, o estudante ficará mais dois anos em período de formação, sendo o primeiro trabalhando na atenção básica e o segundo nos serviços de emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069