Vídeos Fotos Notícias

31/12/2013 - 10:54:46

EDITORIAL

Segundo tempo

  • Revista Prisma
  • Marcos Leôncio

   

lEDITORIAL

 

Esta edição chega às suas mãos, leitor, com os nossos agradecimentos pela confiança de nos reconduzir à Presidência da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Com a aprovação das urnas, vamos consolidar o processo de profissionalização e gestão democrática e participativa na ADPF, iniciado no primeiro mandato.

O ano de 2013 foi emblemático para a categoria com a aprovação da Lei 12.830/2013, que se tornou uma espécie de estatuto do delegado de polícia.

Mas, ainda há muitas bandeiras a serem alcançadas.
Os próximos dois anos serão de intensa reflexão sobre o futuro da categoria de delegado de polícia federal. Com esse objetivo, a ADPF realizará uma série de eventos, a começar pelo VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal (VI CNDPF), com o tema “Os Desafios da Polícia Federal no Enfrentamento ao Crime Organizado”, na primeira semana de abril de 2014, nas cidades de Vitória e Vila Velha, Espírito Santo.

Outras pautas se impõem à ADPF, até mesmo em cumprimento aos compromissos assumidos em campanha. Vamos dar início ao processo de elaboração de uma lista tríplice para escolha do futuro diretor-geral da Polícia Federal. A Associação promoverá uma série de debates e entrevistas com os candidatos, para que a categoria vote no nome mais representativo.

Uma Polícia Federal de Estado - e não de governo -, republicana e independente passa necessariamente pela conquista do mandato para o seu diretor-geral e autonomia orçamentária para a instituição. Somente assim a sociedade terá a tranquilidade de ter uma Polícia Federal livre de ingerências políticas e com liberdade para investigar doa a quem doer os resultados.

Esses debates também serão encampados pela ADPF junto ao Congresso Nacional.
Juntamente com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), a ADPF promoverá a defesa do concurso público, como instrumento fruto da Constituição de 1988, responsável pela qualificação do serviço público brasileiro, além de acesso amplo e isonômico. Há várias proposições no Congresso que ameaçam esse instituto e é preciso ficar atento.

Também com o Fonacate, a ADPF continuará mobilizada contra a taxação dos aposentados. Corrigir essa injustiça histórica é um objetivo permanente da nova gestão.

Desejamos a todos um 2014 de muitas realizações. O compromisso da ADPF é estar presente em várias delas na vida de seus associados.

Boa leitura!


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069