Vídeos Fotos Notícias

18/07/2014 - 17:03:17

EDITORIAL

O legado da Polícia Federal

  • ADPF
  • Marcos Leôncio


A Polícia Federal é um dos grandes legados do Brasil dos últimos anos. Por esforço de seus membros e trabalho árduo, tornou-se uma das instituições com maior índice de confiabilidade no país. Em um ano conturbado como o de 2014, em meio ao Mundial de futebol e os preparativos das eleições, consegue manter o ritmo de grandes operações, nas mais variadas áreas de sua competência.


A sociedade, por sua vez, retribui com o apoio irrestrito às ações desenvolvidas. O brasileiro passou a defender a Polícia Federal como um patrimônio de toda a nação. Quando a instituição se vê às voltas de críticas, o cidadão sabe perfeitamente quando se trata de tentativas de retaliações a operações que respingam em camadas antes nunca alcançadas pela mão punitiva do Estado.

 

As operações da Polícia Federal revelaram uma realidade de crimes muito mais periculosos do que os simples homicídios. Lançaram luzes a práticas antes tidas como “normais” na vida pública. Assim, a Polícia Federal está contribuindo até mesmo para a mudança de uma mentalidade fortemente enraizada no imaginário nacional. Hoje, o povo não encara a corrupção como algo aceitável e passou a exigir a punição dos criminosos.

 

Para que essa revolução cultural prevaleça é preciso dotar a Polícia Federal e os seus dirigentes - os delegados de polícia - de garantias legislativas que blindem a instituição de ataques. No exercício de suas atividades, eventualmente a instituição e seus membros desagradarão poderosos que tentarão calar a voz da democracia e encerrar a luta, que não é apenas da PF, mas de todos os homens e mulheres que desejam um país livre da corrupção.


Boa leitura!


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069