Vídeos Fotos Notícias

18/12/2014 - 11:08:45

EXTRA PAUTA

Doação de carinho e amor em troca de um sorriso

Delegada de Polícia Federal realiza trabalho voluntário em prol de crianças e adolescentes em situação de risco, em Belém, Pará

  • Revista Prisma
  • Dorivândia Ribeiro

   

Poder contribuir com a recuperação de crianças e adolescentes que passaram por situação de risco é um grande prazer na vida da delegada da Polícia Federal Milena da Silva Leal Ramos. Há mais de dois anos, ela, junto a um grupo de voluntários, ajuda o Abrigo Lar Acolhedor Tia Socorro, entidade localizada em Belém (PA), que acolhe crianças e adolescentes que sofreram diversas violências urbanas.

 

Segundo Milena, todo primeiro e segundo sábado de cada mês, o grupo vai ao abrigo levar doações, fazer dinâmicas e brincadeiras para alegrar as crianças e adolescentes. Também realizam atividades pedagógicas e estudos bíblicos, com o objetivo de desenvolver a fé na mente dos pequenos cidadãos.

 

O coração da delegada lotada na DELEFIN/PA (Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos) se derrete ao reconhecer a alegria contida no rostinho das crianças e pequenos jovens que recebem carinho e atenção dos voluntários. Ela, que atua em um órgão responsável pela investigação de crimes de grande repercussão, como lavagem de dinheiro e corrupção, se comove com as histórias de sofrimento e solidão vivenciadas por pessoas tão desprovidas de carinho e atenção.

 

“As crianças e adolescentes que lá estão foram vítimas de toda ordem, até mesmo sexuais. Chegam fechados e arredios, e essas atividades que o grupo realiza no local têm levado alegria para eles e sentimento de acolhimento. O que eles mais se alegram em receber é carinho e amor das pessoas que vão visitá-los”, sintetiza Milena.

 

O abrigo | O Lar Acolhedor Tia Socorro é umas das entidades não governamentais sem fins lucrativos existentes no país para acolher crianças e adolescentes vitimas de violências urbanas e exclusão social. Segundo Milena, o trabalho desenvolvido pela fundadora do Lar, a Tia Socorro e sua equipe, é feito com tanto carinho e dedicação que a entidade recebe também jovens e crianças encaminhados pela justiça, tendo em vista o grau de credibilidade adquirido ao longo de mais dez anos de atuação.

 

Os abrigos são um espaço de proteção, provisório e excepcional, mas de acordo com Milena, existem crianças que permanecem por um bom tempo no local. São abrigados que não possuem nenhum parente e estão à espera da adoção.

 

Acolhimento | Existem vários tipos de abrigos, cada um com especificidades diferentes de atendimento. De maneira geral, essas entidades se caracterizam por oferecerem atendimento convencional ou especializado.

 

As instituições especializadas acolhem crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais e/ou com doenças infectocontagiosas.

 

As crianças e os adolescentes que são encaminhados às entidades de abrigamento apresentam um quadro de fragilidade física e/ou emocional, configurando a necessidade de um acolhimento que não se limite aos procedimentos administrativos, mas de atenção e cuidados para que não sejam  revitimizados. Tal medida tem por objetivo assegurar os direitos fundamentais das crianças e jovens, assegurados no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

 


GOOFY DIZ ADEUS
O que fazer quando a dor da ausência é grande demais? O delegado Stimamilio escreveu uma carta

 

Diretor da Academia Nacional de Polícia no período de 1981 a 1984, membro fundador da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), o delegado Carlos Alberto Stimamilio há tempos estava sendo cortejado para uma entrevista para a revista Prisma, para contar sua trajetória na Polícia Federal e como um dos grandes responsáveis pela criação da ADPF. Sempre modesto, se esquivou de todas as tentativas dizendo haver outros nomes de maior relevância que mereciam o destaque antes dele.

 

Qual foi a nossa surpresa quando finalmente o delegado aceitou compartilhar algumas histórias com os leitores da Prisma. Mas em vez de falar de suas operações e feitos como policial, Stimamilio se inspirou com a coluna “extra pauta”, da última edição, em que mostrou o amor incondicional dos delegados Paulo Falcão e Ana Zelinda com os animais.

 

Comovido, o delegado Carlos Stimamilio resolveu revelar uma carta de despedida “escrita” por seu cão Goofy à sua família, no dia em que faleceu. O texto é comovente. Todos que possuem ou já possuíram algum amigo de estimação tão fiel sabe como estes animaizinhos podem se tornar importantes para toda uma família. Segundo o delegado, sua motivação em mostrar a carta de Goofy é estimular a todos que estão em dúvida em abrir seus lares e corações para receber um animal de estimação. Os humanos são os que mais saem ganhando desta relação de amor tão especial. Confira alguns trechos:

 

“Hoje, deixo definitivamente meus amigos e meus donos, mas jamais irei embora, porque tenho absoluta certeza de que viverei eternamente em seus corações e em suas lembranças.

 

Podem ter tristeza temporária, mas não sejam infelizes; viver sem ouvir, sem enxergar, sem poder correr e com irreversível cardiopatia não estava sendo aquela vida feliz que tive durante muitos anos. Nem mais podia ir sozinho ao portão com meus donos e meus colegas para aproveitar os finais de tarde. A vida, tanto humana quanto animal, tem princípio e fim. Meus donos não poderiam ser egoístas a ponto de querer que o meu visível sofrimento fosse mais prolongado. Quero que compreendam que o fim natural me trouxe a paz e o conforto que merecem receber todos os animais.

 

Meus donos atenderam as minhas vontades, os meus desejos e entenderam a minha personalidade. Sei que sempre fui uma agradável companhia e um fiel companheiro, de causar inveja a muitos seres humanos. Agora quero lembrar somente dos meus dias de felicidade; os passeios de charrete foram muito marcantes e os insistentes latidos demonstravam o meu contentamento; quando saia de carro (...)

 

Mas este é também um oportuno e justo momento para agradecer os cuidados, as atenções e a boa convivência que tive com os meus amigos animais do Sítio Norma e com a família Stimamilio (...) à gata Capitu faço um registro especial pelo carinho que por mim demonstrava esfregando o seu corpo no meu pescoço. (...)

 

Ao Beto, reconhecido pão duro, mas que jamais se negou a mexer no bolso para pagar o meu dispendioso atendimento veterinário e que sempre separava o maior pedaço e a parte melhor da comida para “o Seu Goofy”.

 

(...) a Norma Stimamilio, a quem registro o meu sincero agradecimento e o meu profundo reconhecimento pela maneira como sempre me atendeu, me banhou, me cuidou e me amou, não permitindo que nada de mal me acontecesse durante toda a minha vida de quatorze anos, nove meses e cinco dias, e, em especial, pelo carinho e esforço que teve durante o período em que se aproximava o término da minha passagem pela vida material.

 

(...) Parto com o orgulho de dizer que amei e que sempre fui amado. Agradeço por tudo e a todos porque nada me faltou.”


O sempre fiel amigo Goofy Stimamilio.

 


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069